O Windows 11 está ganhando a capacidade de compartilhar senhas Wi-Fi salvas através de QR Codes. Semelhante ao Android, o recurso foi implementado na atualização da versão beta do Windows 11 no canal Dev do programa Windows Insider. A nova funcionalidade pode facilitar em momentos em que os convidados de algum evento querem ter acesso à internet rapidamente, por exemplo.

Windows 11 testa compartilhamento de senhas Wi-Fi via QR Code

Na compilação 25977 do Windows 11, lançada no canal Dev, é possível selecionar a rede Wi-Fi desejada nas configurações e clicar no botão de criação do QR Code. Desta forma, bastará abrir o aplicativo de câmera de um celular Android ou iPhone para escanear a imagem. Segundo a Microsoft, esse recurso também funciona com hotspots móveis.

QR Code para compartilhar senha do Wi-Fi salva no Windows 11. Fonte: NeoWin
QR Code para compartilhar senha do Wi-Fi salva no Windows 11. Fonte: NeoWin

Há ainda outras formas de se obter a senha para compartilhar, mas são consideravelmente mais trabalhosas. Uma delas é acessando o aplicativo Configurações ou Painel de Controle para encontrar as senhas salvas e compartilhá-las.

Lançamento e disponibilidade

Acredita-se que o recuso de compartilhamento de senhas Wi-Fi salvas deverá chegar na atualização 23H2 do Windows 11. Esse update será disponibilizado no final de outubro, como uma atualização opcional, e no início de novembro ("Patch Tuesday").

Sobre o Windows Insider

Através do programa Windows Insider, a Microsoft lança versões prévias do Windows chamadas "Insider Preview" através de canais, onde cada um é voltado para um propósito em específico. Ao todo, existem 4 canais: Canary, Dev, Beta e Release Preview.