O Outlook está apresentando problemas de congelamentos e lentidão ao ser aberto. Sergiu Gatlan, do site BleepingComputer, relata que o aplicativo Outlook para usuários do Microsoft 365 vem sofrendo com lentidão para abrir e travamentos. Os usuários afetados dizem que o Outlook abre rapidamente se fechasse ele após clicar para abrir.

Aplicativo Outlook ganha correção para resolver problemas de congelamento e inicialização lenta. Fonte: Vitor Valeri
Aplicativo Outlook ganha correção para resolver problemas de congelamento e inicialização lenta. Fonte: Vitor Valeri

Segundo a Microsoft, os problemas do Outlook que foram relatados podem ter sido causados ao ativar o modo avião no dispositivo em que o aplicativo foi acessado. Neste caso, as seguintes mensagens de erro podem aparecer:

  • Não é possível iniciar o Microsoft Outlook.
  • Não é possível abrir a janela do Outlook.
  • O conjunto de pastas não pode ser aberto.
  • A tentativa de fazer logon no Microsoft Exchange falhou.

Os bugs que causam o congelamento do Outlook e sua abertura lenta ocorrem durante a preparação do cache, um processo que inicia ao criar novos perfis ou desativar melhorias no calendário compartilhado. A Microsoft diz:

Uma causa conhecida desse sintoma é a reativação do cache. Isso é esperado se o usuário tiver criado um novo perfil ou alternado manualmente de REST para MAPI desativando melhorias de calendário compartilhado.

No entanto, devido a problemas endêmicos na leitura do status do recurso habilitado para serviço em aplicativos não baseados em Office MAPI, a execução de tais aplicativos pode forçar essa alternância inesperadamente.

Problemas corrigidos na versão beta do Outlook

Os problemas de congelamento e lentidão na abertura do aplicativo Outlook foram resolvidos na compilação 16929.15000 que foi lançada no canal Beta. A correção deverá ser aplicada para o público geral no final de novembro de 2023.