Alguns usuários do Outlook para Microsoft 365 estão sendo impedidos de acessar e-mails e calendários. A Microsoft disse que já está trabalhando para corrigir o problema, mas enquanto isso não acontece, a empresa compartilhou uma solução temporária para que todos possam utilizar normalmente o Outlook.

De acordo com o documento de suporte publicado pela Microsoft nesta última quinta-feira (13), "depois de atualizar para a versão 2303 do Outlook (Build 16227.20212), os usuários podem não conseguir visualizar ou acessar os calendários de grupo do Microsoft 365 e as mensagens de e-mail no Outlook Desktop". De acordo com a empresa, "os usuários afetados fazem parte de um grupo do Microsoft 365. Alguns usuários afetados também podem perceber que o impacto é resolvido automaticamente após algum tempo, embora o impacto também possa ocorrer novamente posteriormente".

Tutorial para corrigir o problema de acesso a e-mails no Outlook. Fonte: Microsoft
Tutorial para corrigir o problema de acesso a e-mails no Outlook. Fonte: Microsoft

Os usuários do Outlook que foram afetados pelo problema mencionado acima poderão sofrer com inconsistências de funcionamento ao realizar as seguintes ações no programa de e-mail do Microsoft 365:

  • Adicionar ou acessar a caixa de correio do grupo.
  • Adicionar ou acessar o calendário do grupo.
  • Adicionar, remover ou editar membros do grupo.
  • Alterar itens de e-mail, como marcar como lido, arquivar ou mover e-mail para outras pastas.

A versão do Microsoft 365 e seus programas de produtividade que contém os bugs foi lançada no dia 28 de março de 2023.

Como corrigir o problema do Outlook bloqueando o acesso aos e-mails

De acordo com a Microsoft, os usuários afetados pelo problema do Outlook podem reverter a atualização voltando para a compilação 16130.20332 do programa de e-mails e calendário. O motivo disso é que a versão anterior do Outlook não possui os problemas mencionados acima. Para realizar o procedimento de reversão de atualização e corrigir os problemas, siga o passo a passo abaixo:

Como voltar à versão anterior do Outlook para resolver bugs

Tempo necessário: 2 minutos

Caso ocorra algum problema (bug) no Outlook para Microsoft 365, volte para a versão anterior do programa utilizando esse tutorial.

  1. Clique no menu iniciar, escreva na barra de pesquisa da barra de tarefas "Prompt de Comando" e clique com o botão direito em cima para selecionar a opção "Executar como Administrador".

    Passo 1 de: Como voltar à versão anterior do Outlook para resolver bugs
  2. Com o Prompt de Comando aberto, digite ou cole os seguintes comandos apertando a tecla "Enter" para cada um:

    cd %programfiles%\Common Files\Microsoft Shared\ClickToRun

    officec2rclient.exe /update user updatetoversion=16.0.16130.20332

    Passo 2 de: Como voltar à versão anterior do Outlook para resolver bugs
  3. Desabilite as atualizações da sua conta do Microsoft 365 abrindo, por exemplo, o Word, e indo em "Arquivo" > "Conta" > Opções de Atualização (ao lado de "Atualizações do Office) > Desabilitar atualizações.

    Passo 3 de: Como voltar à versão anterior do Outlook para resolver bugs

Pronto, após fazer isso, crie um lembrete em seu calendário para o dia 9 de maio de 2023, para lembrá-lo de reativar as atualizações. A correção deve sair antes, mas 9 de maio é a data de lançamento da atualização de maio do Windows e a correção estará nesta atualização.

O que achou deste tutorial? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!