A Microsoft pretende trazer a tecnologia do chatGPT para o Word, Exel, PowerPoint, entre outros aplicativos do Microsoft 365. A informação veio através de fontes não identificadas do site TheVerge, que informaram sobre a desenvolvedora do Windows querer expandir a tecnologia da OpenAI para os seus aplicativos de produtividade.

Em janeiro, o site TheInformation relatou que a Microsoft estava pensando em incorporar a tecnologia do ChatGPT nos aplicativos do Microsoft 365 (antigo "Office 365"). A informação foi revelada antes da empresa anunciar oficialmente um novo investimento milionário na OpenAI. Naquele momento, sabia-se que a Microsoft já trabalhava há mais de um ano em estudos para aplicar a tecnologia de inteligência artificial para escrever e-mails e documentos.

Microsoft tem planos de colocar o ChatGPT no Word

Aplicativos Word, PowerPoint e outros do Microsfot 365 irão ganhar tecnologia do ChatGPT. Fonte: Vitor Valeri
Aplicativos Word, PowerPoint e outros do Microsoft 365 irão ganhar tecnologia do ChatGPT. Fonte: Vitor Valeri

Segundo o TheVerge, todos irão saber em março como os aplicativos do Microsoft 365 irão funcionar com a tecnologia do ChatGPT. Já é possível vislumbrar sobre como a inteligência artificial do "Prometheus Model" irá aparecer no Outlook, pois a Microsoft já demostrou seu sistema Viva Sales baseado em IA na semana passada.

O novo Bing, que utiliza a tecnologia do ChatGPT, possui dois sistemas incorporados, um de bate-papo e um de guia de escrita. O recurso de guia de escrita é provavelmente o mais próximo do que teremos no Word ou no Outlook. Além disso, a Microsoft pensa em fazer com que seu novo sistema gere tabelas e gráficos para se utilizar no PowerPoint, fazendo com que a inteligência artificial faça a maior parte do trabalho pesado de inserção de dados. Na matéria do TheVerge não é mencionado o Excel, mas acredita-se que no caso deste aplicativo a IA pode ser muito útil ou muito prejudicial.