O Windows 10 corrigiu um bug que afetava os aplicativos WhatsApp, Telegram e Slack na atualização opcional (KB5028244) do final de julho de 2023. O patch solucionou o problema que afetava as notificações dos apps de mensagens, onde nem sempre o usuário era notificado. Além disso, houve também a correção de um erro que afetava o aplicativo de pesquisa e um bug que afetava dispositivos específicos de áudio e vídeo.

Windows 10 ganha atualização que corrige bug do WhatsApp

Correções nas notificações do WhatsApp, Telegram e Slack são implementados pela atualização KB5028244 do Windows 10. Fonte: Oficina da Net
Correções nas notificações do WhatsApp, Telegram e Slack são implementados pela atualização KB5028244 do Windows 10. Fonte: Oficina da Net

É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2023-07 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 22H2 parar x64-Sistemas baseados (KB5028244)

Captura de tela da atualização KB5028244 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5028244 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri

Resumo da atualização Windows 10 KB5028244 (Compilação 19045.3271)

Na atualização opcional KB5028244 de julho para Windows 10 a Microsoft realizou diversas correções e aprimoramentos. Além disso, houve a correção de um bug que afetava as notificações dos aplicativos de mensagens instantâneas WhatsApp, Telegram e Slack.

Dentre as alterações aplicadas pela atualização opcional de julho de 2023 para Windows 10, destacamos as seguintes correções:

  • Correção de um bug que afetava o computador durante um jogo. Havia erros de detecção e recuperação de tempo limite (TDR).
  • Solução de um erro que afetava dispositivos específicos de vídeo e áudio. Eles desapareciam depois que o sistema operacional saia do modo de suspensão.
  • Correção de um bug que afetava alguns clientes VPN. A conexão não era estabelecida.
  • Solução de um problema que afetava o aplicativo de pesquisa. Ele abria em tela cheia, bloqueava ações adicionais do menu Iniciar e não era possível fechá-lo.
  • Correção da Plataforma de Notificação do Windows. Ela falhva ao enviar notificações de aplicativos.
  • Solução de um problema que afetava dispositivos ingressados híbridos. Não era possível entrar neles se eles não estivessem conectados à Internet. Isso ocorria ao utilizar um PIN do Windows Hello para Empresas ou credenciais biométricas. Esse problema estava relacionado a uma implantação de confiança na nuvem.
  • Correção dos perfis do Windows Autopilot. O processo para baixar a política do Windows Autopilot agora está mais resiliente. Isso ajuda quando uma conexão de rede não seja totalmente inicializada. Essa atualização aumenta as tentativas de repetição ao tentar baixar o perfil do Windows Autopilot.
  • Solução de um problema que afetava aplicativos Win32 e de Plataforma Universal do Windows (UWP). Eles fechavam quando os dispositivos entravam em Standby Moderno. O Standby Moderno é uma expansão do modelo de power do Connected Standby. Esse erro ocorria quando determinados recursos de Vincular ao Celular Bluetooth estavam ativados.
  • Correção de um bug que afetava as assinaturas de encaminhamento de eventos. Quando se adicionava um Canal de Eventos à assinatura, ele encaminhava eventos que não eram necessários.
  • Solução de um problema que afetava o repositório WMI (Instrumentação de Gerenciamento do Windows). Isso causava um erro de instalação. O problema ocorria quando um dispositivo não era desligado corretamente.
  • Correção de um bug que afetava drivers de impressora do modo de usuário. Eles descarregavam inesperadamente. Isso ocorre ao imprimir utilizando várias filas de impressão para o mesmo driver de impressora.
  • Aprimoramento da dica para algumas das letras da família de fontes Verdana Pro.
  • Mudança nos controles de edição de texto em controles XAML e navegador. Anteriormente, você não podia tornar os controles de edição de texto editáveis novamente depois que eles se tornavam um arquivo de somente leitura. Isso ocorria quando você utilizava o novo Editor de Métodos de Entrada da Microsoft para japonês, chinês e coreano.
  • Correção de um problema que afetava um trabalho de impressão. Uma opção de modo IPP (Protocolo de Impressão da Internet) inesperada fazia com que o trabalho de impressão parasse abruptamente. Isso ocorria quando havia um driver IHV (fornecedor de hardware) independente.
  • Agora os perfis de COSA (Ativo de Configurações de País e Operador) atualizáveis.
  • Solução de um impasse no IPsec (Internet Protocol Security). Quando se configurava servidores com regras IPsec, eles paravam de responder. Esse problema afetava servidores virtuais e físicos.
  • Alteração do Blocklist do Driver Vulnerável do Kernel do Windows, DriverSiPolicy.p7b. Ele adicionou drivers que estão em risco para ataques BYOVD (Driver Vulnerável).
  • Correção de um bug que faz com que o Windows falhe. Isso ocorria quando se utilizava o BitLocker em um meio de armazenamento que tem um tamanho de setor grande.
  • Solução de um problema que afetava o SMB (Bloco de Mensagens de Servidor) de E/S. Ele podia falhar quando ao utilizar o algoritmo de compactação LZ77+Huffman.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione "Baixar" nas atualizações disponíveis.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5028244

É possível baixar a atualização KB5028244 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5028244 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (22H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.