O Windows 11 receberá melhorias para monitores com alta taxa de atualização. É comum encontrar displays com DRR (Dynamic Refresh Rate) no Windows, e a Microsoft está trabalhando para aprimorar a experiência de uso com esses monitores. A última atualização da versão beta do Windows 11 (compilação 25915) no canal Canary trouxe duas mudanças gráficas para monitores de alta taxa de atualização.

Windows 11 em monitores com altas taxas de atualização

Usuários de PCs com Windows 11 terão mais opções de ajustes para monitores com altas taxas de atualização. Fonte: Oficina da Net
Usuários de PCs com Windows 11 terão mais opções de ajustes para monitores com altas taxas de atualização. Fonte: Oficina da Net

A atualização de visualização (preview) do Windows 11 Insider traz a compilação (Build) 25915 que conta com dois novos recursos para monitores. O primeiro permite que você ajuste a taxa de atualização de forma individual ao utilizar mais de um monitor. Essa funcionalidade é útil para quando, por exemplo, se conecta um monitor ao notebook para jogar com a intenção de utilizar tanto a tela do computador quanto do periférico.

O segundo recurso que está sendo disponibilizado para o Windows 11 é relacionado ao consumo de energia. Aqueles monitores com suporte à taxa de atualização dinâmica (DRR) irão reduzir a taxa de atualização quando o modo de economia de bateria for ativado. Desta forma, para voltar à taxa de atualização configurada, você terá de desabilitar a economia de bateria ou conectar o notebook à tomada.

Novo recurso de ajuste de brilho

Outra novidade que foi implementada recentemente no Windows 11 através do Patch Tuesday de julho de 2023 foi o controle de brilho adaptável para notebooks. Agora é possível fazer com que a tela escureça ou clareie diferentes áreas de exibição, dependendo do conteúdo. Para configurar o recurso, basta ir em Configurações > Sistema > Tela > Brilho e cor.