O Explorador de Arquivos do Windows 11 recebeu recentemente uma grande atualização com diversos recursos. Este update faz parte do projeto da Microsoft para reformular o File Explorer para modernizá-lo. Entretanto, a empresa foi criticada por conta de certas alterações, mas felizmente ela decidiu voltar atrás na sua decisão depois da reação do público.

Explorador de Arquivos do Windows 11 terá grande atualização refeita

Opções cortadas no Windows 11 são restauradas pela Microsoft após feedback de usuários. Fonte: Oficina da Net
Opções cortadas no Windows 11 são restauradas pela Microsoft após feedback de usuários. Fonte: Oficina da Net

Após uma onda de críticas sobre a grande atualização do Explorador de Arquivos (File Explorer) no Windows 11, a Microsoft decidiu voltar atrás e manter as funcionalidades requisitadas pelos usuários. Anteriormente, a empresa tinha planos para retirar o recurso "conflito de mesclagem de pastas ocultas", que ajudava a alertar o usuário que havia uma pasta ou arquivo com o mesmo nome ao copiar ou mover algo de um lugar para o outro, onde aparecia o aviso "este destino já contém uma pasta nomeada". Além disso, a companhia pretendia retirar as seguintes funcionalidades:

  • 'Sempre mostrar ícones, nunca miniaturas'
  • 'Exibir ícone de arquivo nas miniaturas'
  • 'Exibir informações sobre o tipo de arquivo nas dicas de pasta'
  • 'Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional'

O recurso "ocultar arquivos protegidos pelo sistema operacional é essencial para solucionar problemas em que arquivos ou pastas estavam ocultos e impediam o administrador de manuseá-los. Mas não foi somente ele e as funcionalidades acima que a desenvolvedora do Windows queria remover do Explorador de Arquivos. A empresa também pretendia tirar a configuração:

  • 'Mostrar letras de unidade'
  • 'Mostrar descrição pop-up para itens de pasta e área de trabalho'
  • 'Mostrar arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores'
  • 'Usar assistente de compartilhamento'

Felizmente a Microsoft voltou atrás na polêmica sobre a atualização do Explorador de arquivos e disse que está retirando o update. Ou seja, as alterações feitas não irão ser implementadas na próxima versão do Windows 11.

A Microsoft disse em seu comunicado:

Estamos levando as alterações do File Explorer de volta para o desenvolvimento.