Lançada na última quarta-feira (24), a atualização (KB5026446) "Moment 3" do Windows 11 trouxe novos recursos e aprimoramento. Entretanto, a Microsoft não havia mencionado que houve um aumento de desempenho considerável. Outra novidade interessante é a adição de uma página dedicada a hubs e dispositivos USB4, que pode ser acessada em Configurações>Bluetooth e Dispositivos>USB>Hubs e dispositivos USB4.

Moment 3 do Windows 11 traz aumento de desempenho considerável

Atualização Moment 3 (KB5026446) do Windows 11 traz melhorias consideráveis de desempenho. Fonte: Oficina da Net
Atualização Moment 3 (KB5026446) do Windows 11 traz melhorias consideráveis de desempenho. Fonte: Oficina da Net

De acordo com a Microsoft, a atualização "Moment 3" (KB5026446) do Windows 11 traz uma grande melhoria de desempenho na caixa de pesquisa no aplicativo "Configurações", além de melhorar a performance de dispositivos que utilizam um mouse com um alto polling rate, que é o tempo que seu periférico demora para transmitir ao seu computador os movimentos que você realiza, onde a medida hertz (Hz) é utilizada para informar esta característica.

Houve também um aprimoramento da velocidade na barra de tarefas, nas notificações e nas configurações rápidas. Segundo a desenvolvedora do Windows, a rapidez aumentou em 15%. Além disso, o tempo para acessar a área de trabalho do Windows 11 foi reduzido em 10%, enquanto o impacto de aplicativos na inicialização foi baixado pela metade.

De acordo com a Microsoft, estas melhorias de desempenho e velocidade podem resultar em uma redução média de 6% no consumo de energia para aqueles usuários que utilizam as configurações de energia recomendadas.

Aprimoramentos em aplicativos da Microsoft

Além das melhoras na velocidade e performance influenciadas pela atualização "Moment 3" do Windows 11, a Microsoft também implementou aprimoramentos para seus aplicativos no sistema operacional. Agora o navegador Microsoft Edge abre mais rápido e economiza mais memória através de recursos como o Sleeping Tabs, que economiza em até 83% a memória para guias em segundo plano. No caso do Microsoft Teams, a empresa diz que o programa está duas vezes mais rápido e consome a metade dos recursos que consumia antes.