A atualização KB5022906 para Windows 10 foi disponibilizada nesta última terça-feira (21) no Windows Update. O patch "C", lançado pela Microsoft na terceira semana do mês, é de instalação opcional e traz aprimoramentos e correções. A versão de visualização (preview) da atualização cumulativa tem como destaque o aprimoramento da experiência de uso do Windows Spotlight na tela de bloqueio, que agora permite a abertura mais rápida dos links informativos, a solução de um bug no modo IE que afeta o texto na barra de status e a correção de um problema que afeta um aplicativo de streaming, onde a reprodução do vídeo é interrompida após a exibição de um anúncio no app.

É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".

Correção de bug que causava o travamento de apps de streaming é aplicado pela atualização KB5022906 do Windows 10. Fonte: Vitor Valeri
Correção de bug que causava o travamento de apps de streaming é aplicado pela atualização KB5022906 do Windows 10. Fonte: Oficina da Net

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2023-02 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 22H2 parar x-64-Sistemas baseados (KB5022906)

Captura de tela da atualização KB5022906 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5022906 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri

Resumo da atualização Windows 10 KB5022906 (Compilação 19045.2673)

Na atualização opcional KB5022906 de fevereiro para Windows 10 a Microsoft corrigiu um bug que impedia o funcionamento de hiperlinks no Excel. Além disso, foi solucionado um problema que afetava o funcionamento de um aplicativo de streaming, onde o vídeo era interrompido após a exibição de um anúncio.

A Microsoft corrigiu também na compilação 19045.2673 do Windows 10 um bug na barra de status do modo IE, onde nem sempre ela ficava visível. Outra alteração que ocorreu foi no Windows Spotlight, onde os links informativos estão abrindo mais rápido.

Confira abaixo outros destaques das alterações realizadas na atualização KB5022906 do Windows 10:

  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o Appx State Repository. Quando você remove um perfil de usuário, a limpeza fica incompleta. Por conta disso, seu banco de dados cresce com o passar do tempo. Esse crescimento pode causar atrasos quando os usuários fazem login em ambientes multiusuário como FSLogix.
  • Esta atualização afeta os Estados Unidos Mexicanos. Esta atualização oferece suporte ao pedido de alteração do horário de verão do governo para 2023.
  • Esta atualização aborda um problema de conflito de recursos entre dois ou mais threads (conhecido como impasse). Esse impasse afeta os aplicativos COM+.
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o cbs.log. Esse problema registra mensagens que não são mensagens de erro em cbs.log.
  • Esta atualização melhora o funcionamento do cmdlet Remove-Item para pastas do Microsoft OneDrive.
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o AppV. Ele impede que os nomes de arquivo tenham a caixa de letras correta (maiúsculas ou minúsculas).
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o Microsoft Edge. O problema remove as políticas conflitantes do Microsoft Edge. Isso ocorre quando você define o MDMWinsOverGPFlag em um locatário do Microsoft Intune e o Intune detecta um conflito de política.
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o Azure Active Directory (Azure AD). O uso de um pacote de provisionamento para provisionamento em massa falha.
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o MSInfo.exe. Ele não relata corretamente o status de imposição da política de modo de usuário do Windows Defender Application Control (WDAC).
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta o serviço de subsistema da autoridade de segurança local (LSASS). LSASS pode parar de responder. Isso ocorre depois que você executa o Sysprep em uma máquina ingressada no domínio.
  • Esta atualização soluciona um problema que afeta máquinas virtuais (VM). Eles param de responder quando você adiciona um novo disco a um pool de armazenamento em cenários de provisionamento thin.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione "Baixar" nas atualizações disponíveis.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5022906

É possível baixar a atualização KB5022906 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5022906 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H2, 21H1 e 20H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.