A atualização para a versão 22H2 do Windows 11 foi lançada oficialmente no dia 20 de novembro de 2022 e trouxe diversos recursos novos e aprimoramentos de funcionalidades e interfaces já existentes. Funções como suporte a pastas no menu iniciar e o ajuste do tamanho dos ícones foram novidades bem-vindas. Entretanto, uma das melhorias ficou "oculta" para muitos: a capacidade de alterar o volume com o scroll do mouse.

Embora já seja possível ajustar o volume utilizando botões do próprio mouse, caso ele suporte a personalização de funções por tecla, o Windows 11 22H2 permite que se faça isso com o scroll de qualquer mouse. A novidade foi adicionada na Build (compilação) 22478 do Windows 11, lançada em setembro de 2021.

Como ajustar o volume com o scroll do mouse no Windows 11 22H2

Como aumentar e diminuir o volume utilizando scroll (rodinha) de qualquer mouse no Windows 11 22H2. Fonte: unsplash
Como aumentar e diminuir o volume utilizando scroll (rodinha) de qualquer mouse no Windows 11 22H2. Fonte: unsplash

Para alterar o volume no Windows 11 22H2 utilizando o scroll do mouse (pode ser qualquer modelo), basta posicionar a seta do mouse sobre o ícone de volume do sistema operacional e rolar a "rodinha" (scroll) do mouse.

Ajustando o volume do Windows 11 22H2 com o scroll do mouse (pode ser qualquer modelo). Fonte: Microsoft
Ajustando o volume do Windows 11 22H2 com o scroll do mouse (pode ser qualquer modelo). Fonte: Microsoft

Outros recursos interessantes que estão presentes no Windows 11 versão 22H2

Outro recurso que pode ser interessante de se utilizar no Windows 11 versão 22H2 é o de "arrastar e soltar" arquivos dentro de um aplicativo utilizando a barra de tarefas, onde é possível fixar os apps. Além disso, há também as abas (guias) do Explorador de Arquivos (File Explorer).

Recurso arrastar e soltar (drag and drop) no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft
Recurso "arrastar e soltar" ("drag and drop") no Windows 11 22H2. Fonte: Microsoft

Windows 11 22H2 receberá mais recursos em breve

As atualizações do Windows estão sendo identificadas como "Moments". Elas são chamadas assim quando há atualizações cumulativas maiores para o sistema operacional da Microsoft, que não fazem parte do Patch Tuesday lançado mensalmente ou dos patches de visualização (preview), que são opcionais para o usuário.

O primeiro "Moment" lançado pela Microsoft para o Windows 11 trouxe guias (abas) e uma coluna para o Explorador de Arquivos (File Explorer). Especulações dizem que o próximo "Moment" a ser lançado adicione mais aprimoramentos. Ele deverá ser lançado em fevereiro ou março de 2023.

Grandes atualizações do Windows 11 chamadas Moment estão trazendo diversos recursos novos ao sistema operacional. Fonte: Oficina da Net
Grandes atualizações do Windows 11 chamadas "Moment" estão trazendo diversos recursos novos ao sistema operacional. Fonte: Oficina da Net

O terceiro "Moment" para o Windows 11 já tem uma estimativa de estreia dada pelos especialistas. A atualização deverá ser lançada em maio de 2023, mas ainda é só um rumor esta informação. Além disso, muitos acreditam que a Microsoft traga em uma grande atualização futura (no "Moment" 3 ou 4) melhorias para o Gerenciador de Tarefas.

Novidades que chegaram ao Windows 11 podem te tentar a sair do Windows 10

Publicamos recentemente no Oficina da Net seis novidades que farão o dedo coçar para sair do Windows 10 e ir para o Windows 11. Confira quais são estas exclusividades do novo sistema operacional da Microsoft que chamam tanto a atenção dos usuários, incluindo aprimoramentos no Snipping Tool, ferramenta de captura de tela do Windows.