O subsistema Windows para Android (WSA ou Windows Subsystem for Android) está ganhando uma atualização em sua versão beta para o Android 13. O lançamento foi feito "silenciosamente" no GitHub e só pode ser instalado por aqueles que se inscreveram no programa de Visualização (Preview) do Windows Subsystem for Android, de forma separada do Programa Windows Insider.

Subsistema do Windows começa receber Android 13

A última atualização da versão beta do WSA no Windows 11, além de ganhar o Android 13, recebeu oito alterações. Dentre elas, foi melhorado o desempenho no tempo de inicialização em 50%. As outras sete mudanças podem ser vistas a seguir:

  • Adicionado um novo comando que desliga o WSA para automação
  • Melhorias na entrada de clique do mouse
  • Melhorias na estabilidade da área de transferência
  • Melhorias no redimensionamento do aplicativo
  • Atualizado para a tecnologia Intel Bridge para Android 13
  • Melhorias de confiabilidade na abertura de arquivos de mídia no Windows
  • Entradas da lista de atalhos para aplicativos que suportam atalhos de aplicativos
Android 13 chega à versão beta do WSA (Windows Subsystem for Android). Fonte: Fonte: digitaltrends
Android 13 chega à versão beta do WSA (Windows Subsystem for Android). Fonte: Fonte: digitaltrends

Lançamento e disponibilidade

A versão 2211.40000.7.0 beta do WSA (Windows Subsystem for Android) pode demorar um tempo considerável caso você não participe do programa de testes. O interessado terá de entrar na página da Microsoft e se inscrever no programa de visualização (preview) do WSA utilizando uma conta Microsoft. Feito isso, um e-mail será enviado confirmando a inscrição e levará 7 dias para receber a atualização na Microsoft Store.

O programa de testes do WSA serve para experimentar versões anteriores separadamente das compilações (builds) do Programa Windows Insider, ajudando a coletar informações sem muito risco para seu PC. Ainda não se sabe quando será lançada a versão estável do Windows Subsystem for Android que traz o Android 13.