A atualização KB5020044 para Windows 11 está causando problemas de visualização no Gerenciador de Tarefas. Disponibilizado pela Microsoft no final de novembro como um patch opcional para a versão 22H2 do sistema operacional, o update está deixando o Gerenciador de Tarefas do Windows 11 com algumas partes ilegíveis.

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 fica parcialmente ilegível

De acordo com relatos, os usuários afetados estão vendo alguns elementos da interface de usuário do Gerenciador de Tarefas com cores inesperadas, tornando os escritos ilegíveis. A desenvolvedora do Windows explicou o bug dizendo:

Depois de instalar o KB5020044, o Gerenciador de Tarefas pode exibir certos elementos na interface do usuário (IU) em cores inesperadas. Nos dispositivos afetados, o Gerenciador de Tarefas deve funcionar conforme o esperado, mas algumas partes da IU podem não ser legíveis.

Você pode ser afetado por esse problema se tiver ‘Escolha seu modo’ definido como ‘Personalizado’, na seção Personalização -> cores das Configurações.

Gerenciador de Tarefas fica parcialmente ilegível no Windows 11 após última atualização. Fonte: Oficina da Net
Gerenciador de Tarefas fica parcialmente ilegível no Windows 11 após última atualização. Fonte: Oficina da Net

Solução temporária

Felizmente, segundo a Microsoft, ao escolher o modo Claro ou Escuro no aplicativo Configurações do Windows 11 o bug que afeta a visualização do Gerenciador de Tarefas não irá ocorrer. De qualquer forma, foi dito que a correção para resolver esse problema já está sendo trabalhada.

Quando será lançada a correção?

A única informação que temos é que a Microsoft já está trabalhando para corrigir o bug de visualização do Gerenciador de Tarefas e a solução será implementada em uma atualização futura. Como não teremos uma atualização opcional em dezembro, a desenvolvedora do Windows pode disponibilizar uma correção no Patch Tuesday deste mês ou na atualização de janeiro de 2023 para Windows 11.