Na semana passada, a Microsoft disponibilizou a versão 22H2 do Windows 11. No entanto, poucos dias após a liberação oficial, diversos usuários constataram que o sistema operacional traz um bug que impede a remoção de unidades USB quando o Gerenciador de Tarefas está em execução, impossibilitando a ativação da função "Ejetar mídia com segurança".

Bug pode ser contornado

Conforme relatado pelo Neowin, em vez de desconectar a mídia do computador com segurança, o Windows 11 22H2 trava por alguns segundos e exibe a seguinte mensagem: "O Windows não pode parar seu dispositivo porque um programa ainda o está usando. Feche todos os programas que possam estar usando o dispositivo e tente novamente mais tarde".

O bug acontece sempre que o Gerenciador de Tarefas está minimizado ou em execução com a guia "Processos" aberta. Felizmente, é possível contornar o problema mudando para outra aba ou simplesmente fechando a aplicação. Alguns usuários relatam que tentativas contínuas de ejeção fazem com que o Windows 11 conclua a solicitação, mas a falha retorna após a reinicialização.

Bug impede remoção de unidades USB (Imagem: Neowin)
Bug impede remoção de unidades USB (Imagem: Neowin)

Apesar desse bug não atrapalhar a usabilidade geral do sistema, ele certamente deve incomodar quem prefere ejetar a unidade USB com segurança antes de removê-la do computador.

Vale lembrar que o Windows 11 22H2 traz diversas novidades, como Explorador de Arquivos aprimorado, Xbox Controller Bar e controle inteligente de aplicativos, por exemplo. Essa compilação já está disponível para download em PCs que rodam, no mínimo, o Windows 10 versão 2004 ou versões mais antigas do Windows 11.