Em qualquer sistema operacional (SO) você encontrará processos sendo realizados em segundo plano e, consequentemente, utilizando recursos do computador, mesmo estando ocioso. É possível monitorar no Windows os programas e processos ativos através do Gerenciador de Tarefas e utilizar a função "finalizar tarefa" caso a execução de algum processo esteja deixando o SO lento. Agora, no Windows 11 Build 22557, a Microsoft está implementando uma nova funcionalidade para o gerenciamento de processos em que o usuário poderá limitar a "alocação de recursos por processo por aplicativo".

Chamado de "Efficiency mode" (modo eficiência), ao contrário do recurso "Finalizar tarrafa", a nova ferramenta permite que o processo de determinado aplicativo seja acelerado e a interferência na experiência do software que está em primeiro plano melhor. Agora, com o modo de eficiência do Gerenciador de Tarefas, é possível reduzir a prioridade básica dos processos para baixa e definir o modo QoS como EcoQoS.

Melhora da eficiência e diminuição do consumo de energia em um computador com Windows 11 utilizando o modo Eficiência com o EcoQoS.

Como utilizar o "Efficiency mode" (modo eficiência)

O "Efficiency mode" (modo eficiência) pode ser utilizado ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer processo e selecionar a opção. Confira abaixo a captura de tela demonstrando a ação.

Como utilizar o "Efficiency mode" (modo eficiência) no Windows 11.

Windows 11: Como o modo de eficiência consegue otimizar os processos

Agora, com o modo de eficiência, é possível executar threads com prioridade de agenciamento. Segundo o documento publicado pela Microsoft, todos os threads têm uma certa prioridade de agendamento atribuída, indo de zero (baixa prioridade) a 31 (a mais alta prioridade). Através do "Efficiency mode", você pode definir a prioridade básica como "THREAD_PRIORITY_LOWEST" (baixa prioridade), garantindo que os processos possam ser antecipados quando necessário. Com essa ação, os "threads em segundo plano, particularmente aqueles que utilizam muito o processador" passaram a não influenciar tanto no desempenho do computador.

Como o modo de eficiência consegue otimizar os processos no Windows 11.

Ao definir selecionar diversos processos para consumir menos recursos do hardware do computador, o Windows irá automaticamente alocar recursos para processos que possuem alta prioridade, dependendo da situação. A Microsoft diz:

"A baixa prioridade garante que esse processo não interfira nos processos de prioridade mais alta que o usuário está usando ativamente."

Windows 11: Funcionamento do recurso EcoQoS na otimização da CPU

O modo de eficiência possui uma segunda etapa chamada EcoQoS. O nome "EcoQoS" é a abreviação de Eco Quality of Service (QoS) foi utilizado pela primeira vez em 2021 como uma funcionalidade opcional para desenvolvedores que desejavam executar determinados processos de seus aplicativos com eficiência para reduzir o consumo de energia.

Ao utilizar o EcoQoS corretamente, a vida útil da bateria do notebook pode ser melhorada significativamente. Ao utilizar menos a CPU para executar processos em segundo plano, o hardware esquenta menos, a velocidade do cooler irá diminuir e a performance da máquina será aumentada. A Microsoft diz:

"Esse novo nível de QoS é valioso para cargas de trabalho que não possuem um requisito significativo de desempenho ou latência, para permitir que elas sempre sejam executadas com eficiência energética"

Ao habilitar o modo Eficiência para um processo, o Gerenciador de Tarefas ativa automaticamente o EcoQoS para garantir que a execução da tarefa seja mais eficiente em termos de gasto energético. O resultado é uma utilização mais fluida do sistema operacional.

Modo de eficiência pode melhorar a resposta da interface de usuário

O modo Eficiência vem sendo testado pela Microsoft há 1 ano. Segundo a desenvolvedora do Windows, o recurso pode melhorar a execução de um aplicativo ou o funcionamento do menu Iniciar mesmo com o sistema operacional estando ocupado com outros processos.

Abaixo você pode conferir um gráfico que mostra a melhora na capacidade de resposta do Windows 11 entre 14% e 76%.

Gráfico demonstrando a melhora na capacidade de resposta do Windows 11 com o modo Eficiência e o EcoQoS.

Baseado nos documentos publicados pela Microsoft, os principais benefícios da implementação do modo de Eficiência e do EcoQoS no Gerenciador de Tarefas são:

  • Permitir que os usuários habilitem manualmente o modo de eficiência (EcoQoS) em vez de depender de desenvolvedores de aplicativos. No momento, alguns aplicativos como o Microsoft Edge incluem suporte interno para essas melhorias.
  • Proporcionar uma redução de até 90% no consumo de energia da CPU.
  • Reduzir o calor e o ruído do ventilador.
  • Melhorar o desempenho de cargas de trabalho simultâneas.
  • Reduzir o estrangulamento térmico.
  • Ter foco na sustentabilidade energética.

O que achou deste novo recurso que está sendo implementado pela Microsoft no Windows 11? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!