A Build 22543 do Windows 11 está sendo lançada no canal do Programa Windows Insider e traz alterações que podem ser trazidas entre setembro e novembro de 2022 como parte da atualização Sun Valley 2. No patch de visualização (preview) de hoje, a Microsoft traz suporte para novas vozes naturais que serão utilizadas pelo Windows Narrator.

Assim como nas atualizações anteriores, a nova versão de testes se chama "Windows 11 Insider Preview 22543 (rs_prerelease)". O patch está disponível para usuários do Dev Channel (canal de desenvolvedores) do Programa Windows Insider. Nele há duas grandes alterações: a implementação de novas vozes para o Windows Narrator e melhorias na interface do usuário para uma experiência melhor no sistema operacional.

As novas vozes citadas acima são compatíveis com a transcrição de texto em fala no computador e utilizam APIs modernas com suporte para conteúdo offline. Entretanto, estas novas vezes estão disponíveis somente em inglês dos EUA. Caso você queira utilizar as novas vozes, mas não tem certeza sobre qual pacote escolher, é possível utilizar o botão "preview" para ouvir uma prévia da voz.

O que há novo no Windows 11 Build 22543

A Build 22543 do Windows 11 traz uma nova experiência com um novo design para redimensionar janelas de apps em layouts instantâneos. Além disso, o patch sobrepõe os ícones de aplicativos relevantes na parte superior do plano de fundo, onde há uma nova animação ao redimensionar o layout da janela ajustada.

Os controles de mídia que aparecem na tela de bloqueio do Windows também tiveram o design atualizado nesta última atualização. Ao tocar uma música em segundo plano em um aplicativo compatível com o Media Player ou o Microsoft Edge, um submenu de controle de mídia irá aparecer no canto inferior da tela.

Captura de tela do controle de mídia do Windows 11.
Captura de tela do controle de mídia do Windows 11.

Note que na captura de tela acima que os novos controles de mídia do Windows 11 também suportam tema claro e escuro, além de seguir o estilo visual da tela de bloqueio.

Abaixo outras melhorias que foram feitas no Windows 11 Build 22543:

  • Você notará um novo submenu de confirmação que aparecerá quando você silenciar ou ativar sua chamada usando o atalho de teclado WIN + ALT + K.
  • A Microsoft está atualizando o seletor de entrada com um plano de fundo acrílico.
  • Uma nova animação de anel de progresso está sendo introduzida e se alinha com a animação da tela de inicialização atualizada. O novo anel de progresso aparecerá quando você instalar atualizações cumulativas ou de visualização.
  • Discos e Volume e Espaço de Armazenamento estão recebendo uma nova aparência para combinar com o design das Configurações no Windows 11. Agora você pode visualizar diretamente as estatísticas de unidade, volume e espaço nessas páginas como botões.

Além da adição de vozes ao Narrator e as melhorias de interface de usuário, a Microsoft realizou a correção de diversos problemas, incluindo um bug que fazia com que o Gerenciador de Tarefas travasse ao alternar para a guia Desempenho. Outra correção feita foi na interface de usuário que parava de responder ao ativar o HDR.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Abra as configurações do Windows.

Passo 02: Selecione a opção "Windows Update" na coluna ao lado esquerdo.

Passo 03: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 04: Ao localizar a atualização, ela será baixada e instalada automaticamente.

Passo 05: Selecione em "Reiniciar agora".

Problemas conhecidos na Build 22543 do Windows 11

Até o momento, a Microsoft está ciente dos seguintes problemas na Build 22543:

  • Um bug no sistema operacional pode fazer a barra de tarefas piscar ao alternar os métodos de entrada.
  • Talvez você não consiga abrir o painel de pesquisa do Windows se clicar no ícone de pesquisa na barra de tarefas. Você pode corrigir o problema reiniciando o processo "Windows Explorer".
  • A janela do candidato IME às vezes não funciona.
  • A temperatura pode não aparecer quando a barra de tarefas estiver alinhada à esquerda.
  • A voz não é alternada no Narrador após o download do Microsoft Aria (Natural).