De acordo com a Microsoft, sabe-se que o Windows 11 será lançado ainda este ano. Além disso, a empresa disse que somente dispositivos qualificados irão receber seu novo sistema operacional (SO) através do Windows Update. Caso seu desktop não seja compatível com o Windows 11, a companhia diz que você pode experimentar o novo SO através da ferramenta de criação de mídia, embora não seja o recomendado.

Anteriormente, a Microsoft chegou a fornecer as especificações necessárias para que o computador se torne um dispositivo elegível para a atualização para o Windows 11. Seu PC será oficialmente compatível com o novo SO se ele possuir um processador Intel de 8ª geração (ou superior) ou uma CPU Ryzen 2000 (ou acima). Na lista disponibilizada pela empresa, há também processadores Intel de 7ª geração compatíveis como, por exemplo, os Core X-series, os Xeon W-series e o Core i7-7820HQ.

Segundo a Microsoft, infelizmente não serão adicionados mais chips à lista de compatibilidade, pelo menos por agora. Além disso, segundo a empresa, sua série de notebooks Surface possui modelos que não serão atualizados para o Windows 11 e apenas modelos mais novos terão suporte para a instalação do Windows 11.

Atualmente a Microsoft recomenda a utilização do programa PC Health Check Tool para verificar se o seu PC é compatível com o Windows 11 (confira nossa matéria sobre WhyNotWin11 aqui, um substituto melhor para essa verificação). Entretanto, no canal do Programa Windows Insider, a Microsoft adicionou uma notificação ao Windows Update do Windows 10 para informar sobre a compatibilidade com o novo SO.

Captura de tela do Windows Update no Windows 10 versão beta (para inscritos no Programa Windows Insider). Fonte: windowslatest
Captura de tela do Windows Update no Windows 10 versão beta (para inscritos no Programa Windows Insider). Fonte: windowslatest

Conforme a imagem acima, é dito na mensagem do Windows Update que o computador do usuário está pronto para o Windows 11:

"Ótimas notícias - seu PC atende aos requisitos mínimos de sistema para Windows 11. O tempo específico para quando ele será oferecido pode variar conforme o preparamos para você. Nota: Alguns recursos do Windows 10 não estão disponíveis no Windows 11. Certos aplicativos e recursos podem ter adicionais."

Na mensagem há também um link para acessar informações sobre os requisitos do Windows 11 e funcionalidades removidas. Essa funcionalidade do Windows Update no Windows 10 é útil, pois desta forma o usuário saberá de maneira mais fácil quais são as exigências para atualizar para o novo SO.

Programa "PC Health Check" recebe uma nova atualização

Recentemente a Microsoft lançou uma nova atualização para o seu programa de verificação de compatibilidade do Windows 11, o "PC Health Check". Agora o aplicativo informa se o Secure Boot está desativado ou se o seu desktop não possui suporte para o TPM 2.0 (entenda aqui o que é o TPM).