No dia do anúncio oficial do Windows 11, a Microsoft afirmou que nem todos os computadores seriam compatíveis com o novo sistema operacional. Segundo a empresa, há alguns pré-requisitos como determinados modelos de processadores e a presença do chip TPM (entenda o que é aqui). Para ajudar os usuários do Windows 10 a saber se o PC suportará ou não o Windows 11, a companhia disponibilizou um programa chamado "PC Health Check" que diz se o computador é ou não compatível com o SO. Entretanto, as informações fornecidas pelo software criado pela Microsoft são muito pobres e agora um aplicativo de código aberto chamado WhyNotWin11 consegue suprir com sucesso essa necessidade e nos dizer em detalhes o que está impedindo que a máquina possa ser atualizada para o Windows 11.

Além do programa de análise disponibilizado pela Microsoft, a empresa também publicou os requisitos mínimos de hardware para que o usuário possa instalar o Windows 11. Para muitos, o grande problema foi a ausência de um processador que fosse compatível com o chip TPM 2.0. Entretanto, na primeira versão do programa "PC Health Check" não nos dizia nada do que estava faltando após realizar os testes, causando confusão.

Imagem com resposta do programa PC Health Check da Microsoft.
Imagem com resposta do programa "PC Health Check" da Microsoft.

Muitos enxergavam que o problema que estava havendo era a falta de um processador compatível ou a exigência de ativação do TPM 2.0. Porém, nem sempre essa era exatamente a causa. Um exemplo disso são as mensagens abaixo, onde a CPU até atende a certos requisitos, mas acaba falhando, causando o misterioso diagnóstico de incompatibilidade.

Imagens com respostas do programa PC Health Check  da Microsoft.
Imagens com respostas do programa "PC Health Check" da Microsoft.

O programa WhyNotWin11 consegue oferecer todas as informações

O programa de código aberto chamado WhyNotWin11 fornece ao usuário uma tabela detalhada o que no hardware é de fato incompatível. Observe um exemplo na imagem abaixo.

Imagem do programa WhyNotWin11. Fonte: GitHub
Imagem do programa WhyNotWin11. Fonte: GitHub

Onde baixar o WhyNotWin11

O download do programa de compatibilidade do Windows 11 chamado WhyNotWin11 pode ser feito através do site GitHub aqui.