Em breve o Microsoft Teams irá ganhar um novo recurso que melhorará sensivelmente a qualidade do áudio e a precisão ao inserir músicas durante as videoconferências. Trata-se da funcionalidade "modo de música", que tem como objetivo transmitir áudios com alta fidelidade para melhorar as aulas de música online, apresentações musicais ou outro conteúdo não falado.

Ao ativar o modo de música, o Microsoft Teams ajusta de forma automática o bitrate (taxa de bits por segundo) com base na velocidade da internet disponível. Além disso, será possível ativar ou desativar ao mesmo tempo funções como cancelamento de eco, supressão de ruído etc.

Para ativar o modo de música, basta ir em Configurações > Configurações do dispositivo e ativar o modo de música de alta fidelidade. Abaixo uma imagem exemplificando.

Captura de tela do MIcrosoft Teams mostrando a nova funcionalidade de alta fidelidade para músicas. Fonte: windowslatest
Captura de tela do MIcrosoft Teams mostrando a nova funcionalidade de alta fidelidade para músicas. Fonte: windowslatest

Como a funcionalidade altera as configurações de processamento de áudio interno, ela deverá ser configurada antes de entrar na reunião. Não será possível alterar essa função durante a videoconferência.

Quando o modo de música deve ser utilizado

É importante salientar que o modo de música não é para toda ocasião e deverá ser utilizado quando for utilizar uma música ou conteúdo não falado durante a videochamada. No caso de reuniões normais, recomenda-se que o usuário utilize as configurações normais de áudio para não utilizar muito a banda da internet.

Recomenda-se utilizar uma conexão com fio para melhor qualidade

A Microsoft recomenda que o usuário utilize conexões com fio ao invés de sem fio para obter uma melhor qualidade. O que faz total sentido, já que há uma compressão do áudio no Bluetooth, por exemplo. Para entender melhor, acesse nossa série de artigos sobre fones de ouvido aqui.