Nesta terça-feira (25), a Microsoft disponibilizou uma nova atualização para Windows 10 versão 21H1, 20H2 e 2004 (confira aqui o que vem neste update). Com ela, foram feitas correções para um problema que causava o corrompimento de arquivos de música no formato FLAC (confira nosso artigo sobre as diferenças entre os formatos). O bug está afetando diversas edições do Windows 10 (Home, Pro, Enterprise, Education, Pro Education e Pro para Workstations) e versões (versão 2004 e versão 20H2).

O problema relatado pelos usuários sobre o corrompimento de arquivos em FLAC era causado ao alterar o título, artista ou outra metadado através do explorador de arquivos (file explorer). O erro ocorre ao tagear arquivos FLAC que possuem um quadro ID3 com títulos e informações do artista antes do header do arquivo de áudio. A Microsoft diz:

"O manipulador de propriedade FLAC presumiu que todos os arquivos FLAC começaram com o código de início de 4 bytes fLaC e não levou em consideração o quadro ID3 no início do arquivo. Portanto, o quadro ID3 seria sobrescrito sem o código de início fLaC, tornando o arquivo impossível de ser reproduzido."

A Microsoft diz o seguinte sobre a atualização KB5003214 para Windows 10:

"Esta atualização aborda um problema de codificação de metadados que faz com que os arquivos de música Free Lossless Audio Codec (FLAC) se tornem impossíveis de reproduzir se seu título, artista ou outros metadados forem alterados."

Script disponível para corrigir arquivos FLAC corrompidos

Além de atualizar para o Windows 10 KB5003214 (Build 19043.1023), para evitar que o problema de corrompimento de arquivos ocorra, a Microsoft também disponibilizou um script para inserir no PowerShell para corrigir os arquivos de música FLAC que foram anteriormente corrompidos.

Script para correção dos arquivos de áudio em formato FLAC.
Script para correção dos arquivos de áudio em formato FLAC.

Entretanto, embora o script não restaure os metadados do arquivo perdido no quadro ID3, ele torna o áudio reproduzível novamente. Para corrigir seus arquivos FLAC siga os seguintes passos:

  1. Baixe este arquivo ZIP e extraia seu conteúdo.
  2. Localize o FixFlacFiles.ps1 contido nele, clique com o botão direito nele e clique em Executar com PowerShell .
  3. Quando solicitado, digite o nome do arquivo FLAC que não pode ser reproduzido e pressione a tecla Enter.

Ruído de alta frequência está sendo investigado

Além do problema mencionado acima, a Microsoft afirma que está investigando um outro problema conhecido que está ocorrendo no Windows 10 onde há um ruído agudo ao utilizar algumas configurações de áudio 5.1. Este problema surgiu após as últimas atualizações. A empresa diz:

"Depois de instalar o KB5000842 ou atualizações posteriores, o áudio 5.1 Dolby Digital pode ser reproduzido contendo um ruído agudo ou rangido em certos aplicativos ao usar determinados dispositivos de áudio e configurações do Windows."

A Microsoft diz que está trabalhando para resolver este problema e afirma que uma correção será fornecida em uma atualização futura. Enquanto a correção não vem, a empresa recomenda aos usuários:

  • Transmitir o vídeo ou áudio em um navegador da web ou aplicativo diferente, em vez do aplicativo afetado por este problema.
  • Habilitar as configurações de som espacial clicando com o botão direito no ícone de volume na área de trabalho , selecionando para desligar o som espacial e outras opções disponíveis de efeitos.

O que achou das correções trazidas com a nova atualização? Você também está enfrentando problemas com o ruído agudo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!