Nesta última terça-feira (18), a Microsoft disponibilizou o Patch Tuesday de maio de 2021 para Windows 10. A maior novidade que tivemos com essa atualização foi o ícone de "notícias e interesses" na barra de tarefas, além de melhorias de segurança e correções (confira tudo o que vem na atualização KB5003173 aqui). Entretanto, infelizmente, este update não passou sem apresentar bugs e problemas, um deles afeta o Microsoft Teams e o Outlook, confira abaixo os detalhes.

De acordo com relatos de usuários, a atualização de maio de 2021 para Windows 10 causou problemas para o funcionamento do Microsoft Teams e do Outlook. Felizmente, a Microsoft já afirmou que está ciente dos problemas e informa que devido ao último update do sistema operacional, os usuários podem enfrentar problemas para realizar login para conectar ao Teams, Outlook e OneDrive for Business. Foi dito em uma atualização do portal de administração:

"Os usuários afetados podem ver o seguinte erro: ‘Lamentamos, encontramos um problema’. Em alguns casos, os usuários verão o erro '80080300' ao tentar se conectar ou entrar."

Segundo a Microsoft, o bug está atingindo usuários do Windows 10 versão 1909 (atualização KB5003169). De acordo com a empresa, o problema parece estar relacionado a um código incluído no update mais recente disponibilizado para o sistema operacional. A desenvolvedora do Windows diz:

"A telemetria atual indica que uma pequena porcentagem de usuários não consegue se conectar a vários clientes de desktop Microsoft 365."

O que fazer quando o erro ocorrer com frequência?

Quando o usuário recebe este mesmo erro, descrito acima, com frequência, a Microsoft recomenda que o computador seja reiniciado manualmente.

Esse bug é um tanto quanto crítico, pois ele impede que você acesse o Microsoft Teams e outros programas relacionados ao Office 365. Embora o problema seja resolvido temporariamente ao reiniciar o PC, isso não impede que ele ocorra novamente.

É interessante salientar que já ocorreram erros de login semelhantes no passado. Houve problemas de login pela primeira vez no Google Chrome após uma atualização do Windows 10 versão 2004. Felizmente o problema foi corrigido posteriormente na ocasião.

Atualização cumulativa de maio de 2021 para Windows 10 tem outros bugs

Além dos problemas de login citados acima, houve o relato de falhas de instalação da atualização. No update KB5003173 para Windows 10 versão 20H2/2004, ocorreu o erro "0x800f0922". Alguns usuários disseram que a atualização para do nada e o patch é revertido automaticamente depois que o sistema operacional é reiniciado.

Infelizmente, o erro citado acima ainda é um mistério e também não se sabe se a Microsoft está ciente destes problemas de instalação que estão ocorrendo.

Você está tendo algum problema após a instalação da nova atualização do Windows 10? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!