Sem dúvidas o Gerenciador de Tarefas do Windows é algo essencial para gerenciar os programas do computador e ele está sempre em constante aprimoramento. Recentemente em preview de builds do Windows 10 o Gerenciador de Tarefas recebeu dois novos recursos, onde um deles permite a redução do uso de recursos do sistema.

O que é o Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas permite que se faça a monitoração do uso de memória, do processador, da unidade de armazenamento, da rede e de todos os processos em execução. Através dele é possível forçar o fechamento de programas e processos, além de localizar o diretório de instalação de um software. Com ele, a tarefa de identificação de processos problemáticos que podem estar ocorrendo fica mais fácil.

Atualizações feitas anteriormente e as que virão em breve

Durante os últimos anos, a Microsoft realizou diversas pequenas alterações no Gerenciador de Tarefas. Em maio do ano passado, por exemplo, a ferramenta recebeu suporte para leitura de temperatura da GPU (chip gráfico). Agora, com a atualização para o Windows 10 Sun Valley, a Microsoft está implementando o suporte a limitação do consumo de recursos por determinados programas e aplicativos.

Como funciona o "modo Eco" do Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas ganhará em breve uma nova funcionalidade chamada "modo eco", onde será possível identificar programas e aplicativos que consomem muitos recursos do computador e limitar o uso de memória e processamento da CPU. Essa funcionalidade pode ser útil quando ocorre um grande consumo de recursos repentinamente e o usuário não quer finalizar o processo, pois seus trabalhos ainda não foram salvos. Desta forma, fica mais fácil direcionar os recursos do PC para outros programas.

modo Eco do Gerenciador de Tarefas. Fonte: windowslatest
"modo Eco" do Gerenciador de Tarefas. Fonte: windowslatest

O "modo Eco" também pode ser utilizado como forma de economizar a bateria em notebooks. Além disso, consequentemente a temperatura de trabalho da máquina irá diminuir também, pois haverá uma carga de trabalho menor.

Integração do Gerenciador de Tarefas com o navegador Edge

Com a atualização do Windows 10 Sun Valey, haverá a implementação do suporte a uma melhor visualização de processos do navegador Microsoft Edge no Gerenciador de Tarefas. Através desta funcionalidade, será possível identificar o uso de recursos de processos do browser como, por exemplo, o de extensões e de abas.

Integração do Gerenciador de Tarefas com o navegador Edge. Fonte: windowslatest
Integração do Gerenciador de Tarefas com o navegador Edge. Fonte: windowslatest

Além do que foi dito acima, também será possível organizar os processos do Edge em categorias pré-definidas, por exemplo, a de "Utility: Network Service", onde aparecerão processos de plug-ins e extensões. O que achou da novidade?