Disponibilizada na terça-feira (13), a atualização de abril de 2021 (KB5001330) do Windows 10 causou problemas críticos para alguns usuários. Houve relatos de problemas na instalação, no desempenho, no perfil de usuário e crashes (travamentos) do sistema.

A atualização KB5001330 é voltada para as versões v2004 e 20H2 do Windows 10 e trata-se de um update obrigatório. A atualização cumulativa tinha como principais objetivos corrigir vulnerabilidades descobertas e problemas causados pelo update anterior, principalmente o relacionado com as impressoras que causava a BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte).

Segundo diversos relatos (1, 2, 3) no Reddit e no fórum da Microsoft, há um número cada vez maior de usuários que não estão conseguindo instalar a atualização do Windows em seus computadores. Caso você não esteja conseguindo atualizar normalmente pelo Windows Update, é provável que irá aparecer os seguintes códigos de erro:

  • 0x800f081f
  • 0x800f0984
  • 0x800f0922

O mais comentado provavelmente é o erro 0x800f081f, onde usuários relataram que ao tentar baixar a atualização KB5001330, ela falhava. Nos comentários acerca do problema, usuários disseram:

"Aparecendo o erro mencionado anteriormente na tentativa de instalar esta atualização, execute o comando DISM e SFC padrão e execute uma redefinição básica do Windows Update."

"Estou recebendo uma falha consistente de KP5001330 para instalar com o código de erro 0x800f0984. Isso está acontecendo no Surface Studio 2 e Pro 7. Este é o segundo mês consecutivo que a Microsoft não consegue fazer a atualização cumulativa em minhas máquinas. A instalação pausa em 20%, depois novamente em 73% (diferente dos 40% do mês passado), depois em 100% e falha."

Bug do perfil de usuário do Windows 10

Em alguns casos, parece que algumas pessoas tiveram a infelicidade de se deparar com o infame bug de perfil de usuário. O bug consiste na criação de um novo perfil quando o sistema operacional é iniciado após uma atualização cumulativa. Quando um novo perfil é criado, os arquivos e configurações do usuário podem desaparecer.

Confira abaixo os relatos dos usuários que sofreram com este problema:

"Não consigo mais entrar no meu computador desde a atualização. Diz que "o serviço de Serviço de Perfil de Usuário falhou ao entrar. O perfil de usuário não pode ser carregado."

"Mesma coisa, me conectei a um perfil de convidado."

"Não me deixava fazer nada como não administrador. Acabei mandando de volta para a empresa porque era um computador novo e eles o redefiniram."

Pelo menos há soluções alternativas para o problema de perfil de usuário como, por exemplo, reverter a atualização ou remanejar seus arquivos manualmente.

Queda de FPS e BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte)

Houve relatos de jogadores no Reddit dizendo que após a atualização KB5001330 do Windows 10, os jogos tiveram problemas de travamento, falhas gráficas e grandes quedas nas taxas de quadros por segundo (FPS). Felizmente não foram muitos os usuários que relataram este problema.

Alguns usuários relataram também a ocorrência de BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte). Um deles disse:

"Esta atualização quebrou o Windows para mim e para outros. PC BSOD durante a atualização, dizendo que um determinado driver não estava mais presente ou era compatível. Eu deixei o Windows "consertar" a si mesmo, e a atualização foi aprovada, então meu PC falhou duas vezes em algumas horas. Desinstalei a atualização. Não sou o único com quem isso aconteceu, então sugiro não instalar esta atualização."

Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5001330 no Windows 10

Caso você tenha baixado a atualização cumulativa de abril de 2021 KB5001330 para Windows 10 e esteja sofrendo algum problema, a melhor forma de corrigi-lo é desinstalar o patch seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione o botão "Exibir histórico de atualização".

Passo 05: no topo da tela clique em "Desinstalar atualizações".

Passo 06: Ajuste a coluna com os nomes das atualizações para poder visualizar a atualização KB5001330.

Janela com o histórico de atualizações. Fonte: Vitor Valeri
Janela com o histórico de atualizações. Fonte: Vitor Valeri

Passo 07: Selecione a "Atualização de segurança para Microsoft Windows (KB5001330)" e clique em desinstalar.

Passo 08: Reinicie o computador.