O WhatsApp irá utilizar e-mails como uma camada extra de proteção. Gerardo Orlandin, do site TuttoAndroid, relata que a versão beta 2.23.24.10 do WhatsApp para Android ganhou uma nova página para adicionar um e-mail à conta do usuário. O objetivo é facilitar o login em cenários específicos, onde nem sempre é possível recuperar a conta de forma simples.

WhatsApp vai permitir que usuário vincule um e-mail a sua conta

Em breve o WhatsApp permitirá que você consiga recuperar a sua conta utilizando um e-mail. Entretanto, é importante ter em mente que este não deve ser o seu método principal para acessar a conta do WhatsApp, pois não traz um bom nível de segurança. Recentemente os desenvolvedores do aplicativo começaram a implementar o recurso de chaves de acesso (passkeys), que traz uma segurança consideravelmente maior comparado a autenticação de dois fatores por SMS.

Captura de tela do recurso de vincular um e-mail à conta do WhatsApp. Fonte: TuttoAndroid
Captura de tela do recurso de vincular um e-mail à conta do WhatsApp. Fonte: TuttoAndroid

Como fazer para experimentar o novo recurso?

Caso queira utilizar o recurso de vincular e-mails à conta do WhatsApp, será necessário se inscrever no canal beta através da Play Store ou instalar manualmente arquivos APK através do APK Mirror. Entretanto, estas alternativas utilizam a versão de testes do WhatsApp, que pode conter falhas em seu funcionamento.

Lançamento e disponibilidade

Se você prefere esperar pela versão estável do WhatsApp com o recurso de vincular e-mails, saiba que ainda irá demorar um bom tempo, pois somente algumas pessoas que participam do programa de testes do aplicativo receberam a nova funcionalidade.