Há algumas semanas, publicamos um artigo sobre uma nova função em desenvolvimento no WhatsApp: a capacidade de enviar mensagens usando novas ferramentas de formatação. Com essa função, os usuários podem personalizar ainda mais suas mensagens. Ao que tudo indica, o WhatsApp está trabalhando para introduzir essas novas ferramentas em uma futura atualização do aplicativo para Android.

O que você precisa saber:

  • O WhatsApp está lançando uma nova atualização através do Programa Beta do Google Play, elevando a versão para 2.23.21.3.
  • Esta atualização traz ferramentas de formatação de texto para mensagens, que estarão disponíveis em uma atualização futura do aplicativo.
  • No momento, as ferramentas de formatação de texto estão em desenvolvimento e não estão disponíveis para os testadores beta.

Ferramentas de formatação de texto

Essa função ainda está em desenvolvimento no WhatsApp Web, mas descobrimos, através da última atualização beta do WhatsApp para Android (2.23.21.3), disponível na Google Play Store, que o WhatsApp também está trabalhando para introduzir novas ferramentas de formatação de texto para mensagens em uma futura atualização do aplicativo para Android.

Novas opções de formatação de texto no WhatsApp
Novas opções de formatação de texto no WhatsApp

Na captura de tela, você pode ver que o WhatsApp está trabalhando em novas opções de formatação para o aplicativo Android. Embora a captura de tela acima já forneça detalhes precisos sobre as próximas ferramentas de formatação de texto e como usá-las, também queremos oferecer mais informações sobre o uso delas:

  • Bloco de código: essa ferramenta vai facilitar o compartilhamento e a leitura de linhas de código dentro do WhatsApp. Normalmente, é usado por engenheiros de software e programadores, mas os usuários em geral também podem usar essa ferramenta para destacar uma parte específica da mensagem. Será necessário usar o caractere de crase (`) para usar essa ferramenta de formatação.
  • Bloco de citação: é usado para responder a uma parte específica de uma mensagem. Você poderá aplicar essa ferramenta de formatação usando o caractere ">".
  • Listas: são usadas para organizar informações de maneira estruturada e ordenada. O texto deve começar com um asterisco ou um hífen (*, -), e também suporta listas numeradas.

Quando vai lançar?

As novas ferramentas de formatação de texto para mensagens ainda estão em desenvolvimento e estarão disponíveis em uma futura atualização do aplicativo. Como sempre, publicaremos um novo artigo quando tivermos mais informações para compartilhar com você. Fique ligado no Oficina da Net!