O WhatsApp tem se preocupado com a legibilidade e formatação das mensagens na plataforma há algum tempo. Nos últimos anos, a empresa introduziu ferramentas de formatação interessantes e, recentemente, testadores beta notaram algumas novidades que em breve estarão disponíveis. O objetivo principal dessas adições é aprimorar a experiência do usuário, que muitas vezes enfrenta limitações ou a falta de recursos que são úteis no dia a dia e já estão presentes em outros aplicativos.

Formatação de texto em breve

Após a introdução de opções de formatação como itálico, negrito, tachado e fonte monoespaçada, o WhatsApp está se preparando para implementar novas funcionalidades. Essas funções novas devem estar presentes tanto na versão WhatsApp Web e Desktop quanto no smartphone.

Mensagens de texto formatadas no Whatsapp; Foto WaBetaInfo
Mensagens de texto formatadas no Whatsapp; Foto WaBetaInfo

Bloco de código

Uma delas é o "Bloco de Código", projetado para melhorar o compartilhamento e a leitura de linhas de código. Esse recurso visa resolver problemas de formatação que costumavam quebrar linhas de código de forma confusa. Quando lançado para o público em geral, facilitará a vida de desenvolvedores de software e programadores, permitindo que compartilhem trechos de projetos com segurança.

Lista de itens

O terceiro recurso em destaque é a "Lista de Itens", que simplificará a criação de listas dentro das conversas. Embora já seja possível criar listas na plataforma de outras maneiras, o WhatsApp está focado em oferecer um recurso específico para essa finalidade, tornando o processo mais conveniente.

Citação

O próximo recurso, denominado "Citação", oferecerá aos usuários a capacidade de consultar trechos específicos de mensagens em uma conversa. Isso é especialmente útil em grupos com muitos membros ativos, onde as mensagens podem se perder rapidamente devido à velocidade das conversas em desenvolvimento.