O WhatsApp anunciou hoje o recurso de proteção de conversas (chats ou bate-papos) através de biometria ou da senha do dispositivo (celulares e tablets). Desta forma, os usuários da plataforma de mensagens instantâneas da Meta ganham mais privacidade e segurança. Veja a seguir mais detalhes sobre o novo recurso. O recurso é útil para aquele momento em que você precisa compartilhar o smartphone com um familiar ou quando uma pessoa está segurando o seu celular no momento exato em que uma mensagem "especial" chega.

Como a proteção/bloqueio de uma conversa no WhatsApp funciona?

WhatsApp lança recurso de proteção de conversas por senha e biometria. Fonte: WhatsApp
WhatsApp lança recurso de proteção de conversas por senha e biometria. Fonte: WhatsApp

Ao optar por bloquear determinado conversa de uma pessoa ou grupo, o chat (bate-papo) irá ser removido da caixa de entrada (página onde ficam todas as conversas) e inserido em uma pasta exclusiva que só você pode acessar utilizando uma senha ou uma biometria (digital ou reconhecimento facial).

Para selecionar as conversas protegidas pelo novo recurso do WhatsApp, basta arrastar o dedo para baixo na caixa de entrada e inserir o código de acesso ou biometria. Confira abaixo um vídeo promocional publicado pelo canal oficial do WhatsApp no YouTube demonstrando a nova funcionalidade.

Lançamento e disponibilidade

A partir de hoje o WhatsApp começa a disponibilizar o recurso de proteção de conversas por biometria e senhas. Entretanto, como sempre, o lançamento dos recursos é feito em forma de ondas, onde os dispositivos irão receber aos poucos durante os próximos dias. É interessante mencionar que nos próximos meses os desenvolvedores pretendem adicionar mais opções à proteção de conversas, incluindo a proteção de aparelhos adicionais e a criação de uma senha personalizada para as conversas, diferente da usada pelo celular.