O WhatsApp está trabalhando em canais para facilitar o compartilhamento de informações, assim como já existe no Telegram há um bom tempo. A informação sobre o novo recurso veio através do site WABetaInfo, que descreve falando que desde a versão beta 2.23.8.6 do WhatsApp para Android a empresa está trabalhando na implementação de canais e agora, na versão 2.23.10.14 foi adicionado uma introdução para os canais.

WhatsApp deve lançar Canais e altera o nome das guias

O lançamento dos Canais no WhatsApp está cada vez mais próximo e novidades são anunciadas. Fonte: Oficina da Net
O lançamento dos Canais no WhatsApp está cada vez mais próximo e novidades são anunciadas. Fonte: Oficina da Net

Além da introdução para os Canais no WhatsApp, houve alterações no nome das guias do aplicativo. A guia de Status será chamada de "Updates", que agora terá além dos "status", os "canais". Confira na captura de tela feita pelo WABetaInfo abaixo como irá ficar.

Captura de tela mostrando a criação de Canais no WhatsApp. Fonte: WABetaInfo
Captura de tela mostrando a criação de Canais no WhatsApp. Fonte: WABetaInfo

Como os Canais irão funcionar no WhatsApp?

Com o lançamento dos Canais no WhatsApp, os usuários poderão ficar atualizados sobre algum assunto de seu interesse. Além disso, todos os canais que você irá seguir, ficará reunidos na guia "Updates".

É importante mencionar que quando um canal é criado, o usuário terá sua privacidade protegida, pois os seguidores do canal não poderão ver o nome, número de telefone, foto do perfil ou descrição. Além disso, será possível compartilhar informações importantes para um grupo de pessoas com número ilimitado de seguidores, segundo o WABetaInfo. Entretanto, ainda não há a certeza se teremos ou não um limite para as pessoas que seguem um canal.

Lançamento e disponibilidade

Como a criação de canais ainda está em desenvolvimento no WhatsApp e os participantes do programa beta do aplicativo ainda não chegaram a "colocar as mãos" na novidade, ainda irá demorar um certo tempo até que a funcionalidade chegue para todos na versão estável.