O WhatsApp é o mais popular aplicativo de mensagens instantâneas do mercado, sendo um dos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. A partir desta semana, o app ganhou um recurso interessante, permitindo a criação de enquetes com perguntas para seus amigos e contatos responderem. A pergunta pode ser feita em chats de grupos e também em conversas privadas.

WhatsApp ganha recurso de enquetes no app

A função de enquetes está disponível a partir da versão 2.22.24.24 do aplicativo que começou a ser liberada nesta semana para todos os usuários. O recurso funciona de forma simples e pode ser usado de inúmeras maneiras. Você pode fazer uma pergunta tanto em conversas privadas como também em grupos.

Também é possível que você adicione até 12 respostas na sua enquete, mas não existe a opção dos seus amigos e contatos adicionar uma resposta que não esteja cadastrada, diferente do que acontece nas enquetes do Facebook, por exemplo.

A enquete do WhatsApp não tem tempo para fechar a contagem, podendo ser respondida a qualquer momento. Mesmo que você tenha enviado sua pergunta, você também pode deixar o seu voto na enquete e, caso queira mudar de opinião, pode desfazer seu voto e até escolher outra opção disponível. Também é possível escolher múltiplas opções.

Como enviar uma enquete no WhatsApp?

O processo de envio da enquete é bem simples. O caminho é o mesmo que você faz quando deseja enviar um documento, arquivo, localização, pagamento e contato. Basta abrir a conversa que você deseja enviar a enquete e tocar no botão de "Anexos" localizado no campo de texto da conversa.

Criar Enquete no WhatsApp
Criar Enquete no WhatsApp

Além das opções que citamos acima, você vai encontrar o recurso "Enquetes". Ao tocar nessa opção você pode criar sua enquete preenchendo a lacuna "Faça sua pergunta" e depois cadastrando as opções de respostas. É possível cadastrar até 12 respostas.

Votos da enquete no WhatsApp
Votos da enquete no WhatsApp

Depois você toca no botão de envio e pronto! Você pode acompanhar o número de votos para cada opção e ainda abrir a opção "Ver Votos" para ter um parâmetro geral da votação.

Agora é usar a criatividade! Que pergunta você gostaria de fazer numa enquete?