O WhatsApp tem passado por uma debandada de usuários sem tamanho depois da polêmica que envolve sua nova política de privacidade. Em contrapartida, a empresa tem apostado em novas estratégias para contornar essa situação e obviamente, transformar o mensageiro verde em um serviço mais atraente do que já era. Depois de anunciar o recurso de realizar chamadas de vídeo e voz pelo WhatsApp Desktop, a empresa está prestes a anunciar mais uma grande novidade para seus usuários.

De acordo com a página de updates do WABetaInfo, o WhatsApp está desenvolvendo uma função que permitirá ao usuário migrar todo seu histórico de bate-papo entre os dois principais sistemas operacionais do mercado mobile. Isso significa que, se você está no iOS e quer se mudar para o Android, suas conversas irão junto com você e vice-versa.

Atualmente, o WhatsApp mantém o sistema de armazenamento local com os registros de bate-papo sendo guardados no celular. Mas mesmo assim, esse backup não consegue sincronizar entre dispositivos iOS e Android. Essa troca de software é, na verdade, mais comum do que se imagina. Em pesquisa realizada nos EUA com 5.000 entrevistados, muitos destes consideram viável a troca do iPhone para Android, por exemplo.

E mesmo com muitos usuários deixando o WhatsApp durante os últimos meses, o mensageiro verde ainda é um dos serviços mais populares do mundo. Graças a isso, existe a necessidade de desenvolvimento constante e a adição de melhores recursos na plataforma.

Leia também:

Detalhes e disponibilidade do recurso

Infelizmente, ainda não existem informações sobre os detalhes desse recurso. A página de informações da novidade já está disponível no site do WABetaInfo, mas nenhum conteúdo é exibido ainda. Além disso, não existe nenhuma previsão para a chegada desta atualização para todos os usuários.

Vale salientar que o WhatsApp não será o primeiro aplicativo de mensagens a contar com o recurso de migração entre plataformas. Atualmente, o WeChat, popular mensageiro chinês, usa um sistema de armazenamento local para salvar registros de dados do usuário, mas que facilmente pode ser sincronizado com smartphones que operam em outra plataforma.

Via