Na última semana, o WhatsApp viu milhares de usuários deixar de usar sua plataforma e migrarem para outras semelhantes como Signal e Telegram, por conta das mudanças nos termos de uso e privacidade do mensageiro que agora compartilharia dados de seus usuários com outras plataformas de seu ecossistema, como Facebook e Messenger.

A mudança estava programada para entrar em vigor a partir do dia 8 de fevereiro, mas devido a repercussão negativa, o WhatsApp decidiu adiar o início para 15 de maio. A empresa ainda mostra preocupação com essa migração de usuários, e para os tranquilizar, a plataforma aproveitou para compartilhar stories e divulgar manchetes em jornais explicando sua preocupação com a privacidade de seus usuários.

"Estamos comprometidos com a sua privacidade"

O WhatsApp utilizou essa frase e outras como: "o WhatsApp não pode ler o escutar suas conversas pois elas são criptografadas de ponta-a-ponta", "o WhatsApp não pode ver sua localização compartilhada" e "o WhatsApp não pode compartilhar seus contatos com o Facebook", mostrando assim que a privacidade de seus usuários é parte importante da preocupação da plataforma, assim como mostra as imagens abaixo.

Capturas de tela mostram as frase de efeito utilizadas pela plataforma. (Imagem: WhatsApp)

Vale ressaltar que a mudança nos termos do WhatsApp repercutiu de forma negativa gerando uma certa desconfiança de que o Facebook e até outras empresas aliadas, pudessem utilizar os dados pessoais dos usuários de forma livre e invasiva. O problema pôde ser considerado tão grave que despertou a atenção do Procon-SP, que solicitou que o WhatsApp explicasse de forma clara sobre o que estava envolvido nessa alteração de política de privacidade da plataforma, já que a medida pode entrar em conflito com a Lei Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor em agosto do ano passado.

As mesmas frases apareceram nas capas de jornais indianos. (Imagem: Francis Mascarenhas Reuters/Reprodução)

As imagens acima mostram que assim como fez nos stories, o WhatsApp divulgou informações em pelo menos dez jornais diferentes na última quinta-feira (14), e uma das frases utilizadas nesta campanha também fala que "o WhatsApp respeita e protege a sua privacidade".