Se você usa WhatsApp, fique atento! Depois da repercussão negativa gerada sobre a nova política de privacidade adotada pelo mensageiro, recebemos uma nova informação que pode exigir cuidado por parte dos usuários. Na última sexta-feira (15), o pesquisador independente Rajshekhar Rajaharia descobriu que o WhatsApp Web está expondo o número de telefones de seus usuários nas páginas de buscas da internet.

Pelo Twitter, ele compartilhou algumas imagens de capturas de tela mostrando a indexação de números pessoais dos usuários do WhatsApp Web na página de buscas do Google.

O que o WhatsApp diz?

Como é um assunto que envolve a integridade da privacidade de seus usuários, a plataforma foi notificada para resolver a situação. Preocupado, o WhatsApp disse que solicitou ao Google para não indexar os links desses chats e aconselhou os seus usuários a não compartilhar tais links em grupos abertos ao público, onde qualquer um pode acessar e ter acesso ao que foi divulgado. Mesmo assim, para Rajaharia o problema não foi resolvido.

"Apesar do WhatsApp aconselhar os usuários e dizer ao Google para remover os links de bate-papo de grupo expostos anteriormente, os números de celular via aplicativo Web do WhatsApp continuam sendo indexados no Google Search."

Em março do ano passado, um porta-voz do WhatsApp disse que a plataforma inseriu uma entrada de código nas páginas de bate papo com a tag "noindex" em todos os links, o que por sua vez, de acordo com o Google, seriam excluídos da indexação.

Não é a primeira vez que isso acontece

Em fevereiro do ano passado, um problema parecido ganhou repercussão na internet quando Jane Wong, um criador de aplicativos, descobriu que o Google apresenta uma centena de links ao inserir "chat.whatsapp.com" na barra de buscas, direcionandos para links de bate papo - muitos deles privados.

Rajaharia lembra que até o momento, o WhatsApp continua enfrentando problemas quanto ao compartilhamento de links de bate papos dos seus usuários, e embora tenha sido abordada, nenhuma solução foi deveras apresentada.

O grande problema para o mensageiro verde, é que essa notícia vem em má hora, já que a plataforma luta com a mudança dos seus termos de uso e privacidade que agora serão compartilhados com outros sistemas que fazem parte do ecossistema do Facebook.