O WhatsApp está em toda parte, e todo mundo usa o aplicativo de mensagens. Em suma, o app é usado diariamente para se comunicar com quem quiser. No entanto, você nem sempre quer conversar com todo mundo, certo? Por vezes, você recebe uma mensagem que não deseja responder.

E quando isso acontece, você se encontra em uma situação complicada. O duplo sinal revela que a mensagem foi entregue. E embora você possa esconder suas informações de Visto por último, você fica visível no momento em que você entra online, e não há como esconder isso.

Se você está procurando uma maneira de aparecer offline no WhatsApp e responder apenas as mensagens que deseja, este é o lugar perfeito para você. Continue lendo enquanto descobrimos maneiras de ocultar seu status online no WhatsApp sem se desconectar da internet.

Como tirar o ONLINE e DIGITANDO do WhatsApp?

Como tirar o Online do WhatsApp
Como tirar o Online do WhatsApp

Sempre que você abre uma conversa no WhatsApp, a informação de que você está online aparece para todo mundo. E assim, para esconder o status online da plataforma, o mecanismo de privacidade do WhatsApp disponibiliza duas opções:

  • Todos: o status online estará sempre visível e disponível para todos;
  • Mesmo que "visto por último": o status online vai seguir a configuração para o "Visto por último". Ou seja, para seus contatos, parte deles, ou para ninguém.

Se você desejar ficar invisível no WhatsApp, confira a seguir, como esconder o status no WhatsApp em Android e iOS.

Como tirar online do WhatsApp?

Tempo necessário: 2 minutos

Se você está procurando uma maneira de aparecer offline no WhatsApp e responder apenas as mensagens que deseja, este é o lugar perfeito para você.

  1. Abra o aplicativo WhatsApp; Em seguida toque no botão de três pontos no canto superior da tela e vá em Configurações. No iPhone basta pressionar no botão Configurações que fica na parte de baixo do menu. 

  2. Passo dois é entrar na guia Privacidade.

    Passo 2 de: Como tirar online do WhatsApp?
  3. Depois, selecione Visto por último e online;

    Passo 3 de: Como tirar online do WhatsApp?
  4. Na opção visto por último, escolha Ninguém;
    Já em quem pode ver seu status online, toque em Mesmo que visto por último.

    Passo 4 de: Como tirar online do WhatsApp?

Observações importantes

Atualmente, não é possível descobrir quando alguém tirou o online do WhatsApp. Sendo assim, apenas o dono da conta no WhatsApp tem acesso a essa informação.

Além disso, quando a pessoa retira o online do seu WhatsApp, ela não poderá ver quando alguém estiver online no mensageiro.

DICA EXTRA: Responder mensagens pela notificação

Fonte: Oficina da Net
Fonte: Oficina da Net

Você pode responder as mensagens recebidas do WhatsApp a partir das notificações de mensagens. A maioria dos smartphones permite que o usuário responda às mensagens apenas a partir do painel de notificação (pop-up) de seu telefone.

  1. Sempre que receber uma notificação de mensagem do WhatsApp, role para baixo da parte superior da tela para ver a mensagem do painel de notificação;
  2. Você verá duas opções abaixo da mensagem: Responder e Marcar como lido. Toque em Responder e envie uma mensagem de texto para o remetente. Seu último status visto não mudará, e você permanecerá offline.

Se a notificação da mensagem contiver mensagens de várias pessoas, você terá uma opção de resposta separada para cada contato. Assim, você pode responder à pessoa que quiser e ignorar as outras mensagens.

Dependendo das configurações do seu telefone e do WhatsApp, você também pode ver quaisquer imagens baixadas automaticamente e abrir links apenas a partir do painel de notificação. No entanto, você não poderá acessar vídeos, GIFs e áudio.

Modo Avião para não aparecer online no WhatsApp

Por fim, se você quiser abrir o aplicativo para ver todas as mensagens com tranquilidade, outra forma para não aparecer o seu status online no WhatsApp é ativar o Modo Avião do celular.

Em suma, essa opção desabilita o uso de dados via Wi-Fi e rede móvel. E assim, deixa o smartphone sem acesso à internet. Dessa forma, além de não receber novas mensagens, o aplicativo fica fora do ar, e não é capaz de identificar que você estava online.