O WhatsApp Premium começou a ser distribuído para alguns usuários da plataforma. A versão paga do WhatsApp Business, que estava em desenvolvido desde maio, agora pode ser explorada na versão beta do mensageiro, disponível para Android e iOS. A nova modalidade chega a plataforma com dois novos recursos.

O que a assinatura oferece?

Segundo informações divulgadas pelo WABetaInfo, a primeira função do WhatsApp Premium é a possibilidade de criar um link personalizado para iniciar uma conversa. Assim, o usuário pode elaborar um endereço próprio para facilitar o contato de clientes, seguindo o padrão "https://wa.me/mybusiness". Esse link pode ser alterado a cada 90 dias e expira automaticamente se a assinatura for cancelada.

A segunda novidade consiste em permite o uso do aplicativo em até 10 dispositivos simultaneamente, algo útil para empresas com um grande número de funcionários, pois facilita o acesso de vários atendentes a uma única conversa. Por enquanto, a versão "comum" do WhatsApp só permite conectar até quatro aparelhos diferentes.

Recurso para criação de link personalizado (Imagem: Reprodução/WaBetaInfo)
Recurso para criação de link personalizado (Imagem: Reprodução/WaBetaInfo)

Vale lembrar que a assinatura é totalmente opcional. Isso significa que, caso as empresas não queiram contratar um plano, elas poderão manter a modalidade gratuita com todas as funções existentes.

Até o momento, não há outras informações sobre os demais recursos do WhatsApp Premium, tampouco existe uma previsão de lançamento oficial. É importante mencionar que a novidade está sendo liberada gradativamente em alguns países. Caso a opção ainda não esteja disponível no seu aplicativo, será preciso aguardar mais um pouco.