Recentemente foi anunciado que o WhatsApp ganharia uma funcionalidade que iria permitir compras e vendas na plataforma de mensagens instantâneas. Através do WhatsApp Business, versão voltada para empresas do app, o Facebook está tentando oferecer uma nova experiência de compra e venda para seus usuários. Atualmente, segundo os dados da plataforma, são mais de 175 milhões de usuários trocando mensagens através do WhatsApp Business todos os dias, em que 40 milhões acessam algum catálogo de negócios todos os meses (deste número, 13 milhões estão só no Brasil).

Segundo a pesquisa feita pela Accenture, 83% da população brasileira adulta utiliza-se de ferramentas de comunicação para realizar a compra de produtos e serviços. Mesmo que a plataforma do WhatsApp seja utilizada constantemente em diversos negócios hoje, os desenvolvedores do aplicativo pretendem continuar aprimorando o programa para torná-lo ainda mais eficiente e agradável para os usuários comprarem e venderem. Esta função torna-se ainda mais útil em tempos como os que estamos passando agora, onde muitos ficam somente em suas casas em quarentena devido a pandemia de Coronavírus.

Pensando em uma solução para tornar a experiência mais fluida de quem compra e vende no WhatsApp, os desenvolvedores do app criaram um botão de compras que direciona os interessados em comprar para um catálogo da empresa. Desta forma, o vendedor consegue expor melhor todos os seus produtos e aumentar as chances de vender mais de um item. Antes, ao acessar o perfil da loja, o usuário precisava perguntar se havia um catálogo disponível.

Com a nova funcionalidade, o botão de compras aparecerá como um ícone de vitrine, exibindo imagens de produtos para que o usuário saber se aquele serviço ou loja possui um catálogo. Desta forma, ficara mais fácil iniciar uma conversa de forma mais objetiva e discutir sobre o produto desejado de forma mais eficiente. Confira abaixo um vídeo onde é mostrado como será a nova função:

Disponibilidade

O botão de compra está disponível em todo o mundo a partir de hoje e irá substituir o botão de chamada de voz. Agora, caso você queira selecionar o botão para chamada de voz, será preciso selecionar o botão de chamadas para depois escolher entre chamada de voz ou vídeo.

Confira abaixo mais funcionalidades que estão por vir para o WhatsApp para melhorar mais ainda a experiência de compra e venda no aplicativo de mensagens.

Vídeo incorporado do YouTube