Se você possui um smartphone Android e percebeu que ele está descarregando mais rápido que o comum, saiba que o WhatsApp pode ser o responsável. Várias pessoas se pronunciaram no Reddit afirmando que o mensageiro começou a consumir muita energia. A maioria dos casos envolve aparelhos da OnePlus, mas outros modelos também foram afetados, como o Galaxy S10e, Galaxy S9, Pixel 3 e até mesmo o recém-lançado Pixel 4.

Um proprietário do OnePlus 6 disse que, após instalar a atualização que trouxe o desbloqueio por digital, o sistema mostrava que o WhatsApp foi usado por quase 2 horas, sendo que o tempo real era de apenas 1 minuto. Isso mostra que, de fato, existe um problema no aplicativo.

Algumas reclamações também foram encontradas na página do WhatsApp na Play Store. Outro usuário, desta vez dono de um Xiaomi Redmi Note 5 Pro, chegou a dizer que a bateria caiu de 74% para 19% rapidamente devido ao consumo de energia em segundo plano. Aparentemente, o aplicativo pode consumir até 30% ou mais de bateria, mesmo que você responda poucas mensagens.

A solução que alguns encontraram foi reinstalar o WhatsApp, enquanto que outros afirmam que usar a versão 2.19.325 resolve o problema. Por outro lado, há quem diga que essa versão fornece uma correção temporária, pois o consumo exagerado de energia volta pouco tempo depois.

No Reddit, ainda existem relatos que o erro pode ser resolvido fazendo um backup dos dados, desinstalando o aplicativo e instalando uma versão mais antiga, a 2.19.291. De qualquer forma, se você foi afetado, a solução mais radical seria parar de usar o WhatsApp e optar pelo Telegram, por exemplo, pelo menos até a equipe do mensageiro corrigir esse problema.

Fonte: PhoneArena