A privacidade sempre foi um recurso importante e um dos motivos da popularidade do aplicativo de mensagens WhatsApp. O co-fundador da empresa, Jan Koum, cresceu na União Soviética sob forte vigilância do governo e prometeu manter os dados dos usuários protegidos, depois que o Facebook adquiriu o WhatsApp em 2014. Porem, recentemente Koum falou que talvez seja a hora de abandonar o WhatsApp, por motivos de segurança.

Jan Koum
Jan Koum

De acordo com o The New York Times, conforme detalhado por um executivo anônimo do Facebook, Koum estava cada vez mais "preocupado" com o foco do Facebook em coletar e vender dados de usuários. Ele sentiu que o conselho de diretores do Facebook "prestou serviços que põe em xeque questões de privacidade e segurança que ele criou".

Um engenheiro do WhatsApp também disse ao jornal que, sem Koum, o resto da equipe se preocupa com o fato de o Facebook poder alterar o aplicativo para rastrear ainda mais dados - e, algum dia, até mesmo colocar publicidade no aplicativo.

O WhatsApp diz que o Facebook ainda está comprometido com a privacidade e segurança dos 1,5 bilhão de usuários mensais do aplicativo, e com a configuração de criptografia de ponta a ponta ativa no aplicativo. A empresa também apontou para o recente discurso de Mark Zuckerberg na F8, onde chamou Koum de "incansável defensor da privacidade e criptografia", e agradeceu a ele por ajudar a transformar o Facebook na "maior rede de comunicação totalmente criptografada do mundo".

Dito isso, o WhatsApp disse que não poderia se comprometer quanto ao futuro do serviço, no que se trata de aumentar a coleta de dados ou anúncios. É uma postura razoável, já que a empresa não quer fazer uma promessa agora e parecer terrível se for para a outra direção daqui a alguns anos, mas o silêncio não satisfaz os defensores da privacidade.

O Facebook já colhe alguns dados do WhatsApp. Sem Koum no comando, é possível que isso possa aumentar - um movimento que não estaria fora do alcance da rede social, considerando que o modelo de negócios da empresa depende de publicidade direcionada em torno de dados pessoais.

Se você se preocupa com a sua privacidade o suficiente para excluir o Facebook (ou até mesmo mudar a maneira como usa a rede social), você pode pensar também em livrar-se do WhatsApp. Se você precisar de um novo aplicativo de mensagens mais seguro, há boas opções disponíveis, como o Telegram, iMessage da Apple, Skype e outros.

Eu não posso sair do WhatsApp, e agora?

Você precisa usar o WhatsApp, mas não quer que as pessoas saibam o que você está fazendo? Por padrão, o WhatsApp compartilha sua atividade com amigos e com o público de várias maneiras.

Felizmente, você pode usar o WhatsApp quase completamente em segredo, pelo menos em relação aos outros usuários. Então, tente as dicas abaixo para ter mais privacidade enquanto estiver usando o WhatsApp.

Para todos os procedimentos a seguir, você deve acessar as configurações do WhatsApp clicando nos três pontinhos > Configurações > Conta;

Configurações do WhatsApp
Configurações do WhatsApp

1. Desative o visto por último

Por padrão, o WhatsApp informa seus contatos quando você abriu o aplicativo pela última vez. Você pode ocultar essas informações, para que as pessoas não se perguntem por que você não está respondendo às mensagens delas.

Para fazer isso, abra o WhatsApp. No Android, toque nos três pontos do canto superior direito e acesse as Configurações. No iOS, toque em Configurações, na parte inferior.

Va em Conta > Privacidade e clique na opção "Visto por último". Mude de Todos para Meus contatos ou Ninguém, dependendo da sua preferência.

Visto po ltimo
Desative o visto por último

2. Desativar Recibos de Leitura do WhatsApp

As confirmações de leitura permitem que o remetente de uma mensagem saiba que você a recebeu. Duas marcas de verificação cinza significam que o WhatsApp entregou sua mensagem com sucesso; elas ficam azuis quando a outra pessoa lê sua mensagem.

Elas são úteis para confirmar que alguém leu sua mensagem sem responder, mas você pode preferir que a outra pessoa não saiba que você leu a mensagem dela. Para desativá-las, acesse Configurações > Conta > Privacidade e desmarque Recibos de leitura na parte inferior.

Desativar Recibos de Leitura do WhatsApp
Desativar Recibos de Leitura do WhatsApp

3. Esconda sua foto do perfil de WhatsApp

Você pode ter definido uma foto de perfil que seus contatos podem ver enquanto envia mensagens para você, mas prefere ocultá-la de pessoas que você não conhece. Ou talvez você prefira não mostrar seu rosto no WhatsApp.

Para alterar a privacidade da foto de seu perfil, acesse Configurações > Conta > Privacidade. Selecione a opção Foto do perfil e escolha novamente Todos, Meus contatos ou Ninguém.

Esconda sua foto do perfil de WhatsApp
Esconda sua foto do perfil de WhatsApp

4. Esconda o compartilhamento de status

Não se contente apenas com mensagens, o WhatsApp também adicionou uma função de "atualização de status". Somente contatos podem ver seu status, mas você pode escolher exatamente quais deles aproveitam esse privilégio.

Visite Configurações > Conta > Privacidade e selecione Status. Você tem três opções: "Meus contatos" mostram para todos que você conhece, enquanto "Meus contatos, exceto" permite que você especifique pessoas para bloquear. Escolha "apenas compartilhar com" se você quiser restringir seu status a apenas algumas pessoas selecionadas.

Esconda o compartilhamento de status
Esconda o compartilhamento de status

5. Verifique se você está compartilhando sua localização

O WhatsApp permite que você compartilhe sua localização em tempo real com contatos. Você pode fazer isso tocando no ícone "Anexo" em um bate-papo e tocando em Localização .

Embora isso seja útil para casos de curto prazo, você não precisa compartilhar sua localização com alguém por meses.

Felizmente, o WhatsApp fornece um recurso para verificar isso. No menu Privacidade, toque na entrada "localização em tempo real". Você verá se está compartilhando seu local com algum bate-papo aqui e poderá desativá-lo, em caso afirmativo.

Localização em tempo real
Localização em tempo real

Mantenha sua privacidade no WhatsApp

Se você não quiser compartilhar mais informações do que o necessário no WhatsApp, tente colocar esses truques em prática. Eles permitem que você use o WhatsApp em seus próprios termos, sem precisar se preocupar com o que as outras pessoas pensam.