Um aplicativo que promete mostrar a você quem visitou seu perfil no WhatsApp, e a localização dos contatos, está dando o que falar. O Whats Tracker, desenvolvido pela ITamazons, já conta com mais de 130 mil downloads na Google Play Store. Mas será que o Whats Tracker é confiável?

Primeiramente, saiba quem são os desenvolvedores do app. a ITamazons. Em um blog de poucas palavras, a "empresa" se descreve como "um projeto e desenvolvimento de sites offshore, desenvolvimento de aplicativos e software para Android, vendas e serviços de hardware, manutenção de site e empresa de hospedagem."

Eles ainda se descreve como "Uma empresa em crescimento, com o desejo de ser o melhor e oferecer os melhores resultados. Uma empresa com princípios sólidos (como integridade), onde todos se beneficiam: Empresa, empregados e Clientes. Uma cotação sem compromisso com uma sessão de consulta gratuita." Pelas informações que podemos coletar, este aplicativo tem cerca de um ano de existência. Na página do Linkedin, é possível ver que a empresa tem sede na Índia. Mas precisamente em Jodhpur, no estado de Rajasthan. A empresa também te um perfil no Twitter, mas nunca postou nada por lá.

Outros aplicativos da ITamazons

O Whats Tracker não é o único aplicativo da ITamazons disponível na Google Play Store. Além dele, outros dois aplicativos são apresentados: O primeiro é o Whats Web, que conta com mais de 45 mil downloads e promete limpar e fazer backup de mídia recebida e enviada via Whatsapp, além de possibilitar o uso de duas contas no mesmo dispositivo.

O outro app é o Whats Tracker Chat, que conta com mais de 7 mil downloads, que se descreve como um bate-papo. Esse chat promete conectar você com outras pessoas que estão geograficamente próximas de sua localização.

Um outro aplicativo aparece no canal do YouTube da ITamazons como sendo deles, mas que na Google Play está como propriedade do desenvolvedor Purushottam Sain é o MyHisab App, que se descreve como um aplicativo de transações financeiras, e tem apenas 47 downloads até o momento.

Conclusões: O aplicativo Whats Tracker é confiável?

Como você deve ter percebido, as informações sobre esse desenvolvedor são bastante vagas. Não há formas de contato com eles, e eles não respondem comentários na Google Play Store.

Baixar o Whats Tracker é por a sua conta em risco. Primeiramente, porque não há quase nenhuma informação sólida sobre a equipe desenvolvedora do aplicativo. Em segundo lugar, porque de acordo com as políticas e privacidades do WhatsApp, não é possível rastrear informações de quem visita seu perfil, tampouco é possível rastrear a localização dos usuários sem o seu consentimento.

O que podemos concluir é que esse aplicativo é no mínimo, suspeito, já que quando você baixa e abre ele no seu smartphone, ele solicita acesso às suas informações, como a lista de contatos.

Não se sabe qual o real objetivo desses desenvolvedores, mas não é possível descartar que eles apenas estejam querendo coletar seus dados. E sabe-se lá para o que eles pretendem usar, não é mesmo?

Então, resumindo, após todas essas análises, na nossa opinião o app Whats Tracker NÃO É SEGURO. Se você já o instalou, recomendamos a desinstalação. Se estava pensando em instalar o app, aconselhamos você a não fazer isso.

Lembrando que a Google Play Store não é tão rígica com as políticas para desenvolvedores como a App Store. Diversas vezes já foram encontrados na loja do Android, aplicativos suspeitos e até mesmo carregados com vírus e malwares. Portanto, nosso conselho para quem usa um aparelho Android é sempre tomar muito cuidado com aplicativos que você quer baixar no seu smartphone.

Atente sempre para as informações do desenvolvedor e pesquise, para saber se é seguro. Outra dica importante é sempre verificar a quantidade de downloads e os comentários de outros usuários, pois essas informações são úteis na hora de saber se um aplicativo é confiável ou não.

Veja também: Como excluir sua conta do WhatsApp permanentemente