O WhatsApp está liberando uma nova interface, não só para a tela de configurações, mas agora também para a tela de backup de conversas no Android e no iPhone. A mudança deixou a página principal mais simples, com informações sobre o estado da cópia de segurança e um atalho para iniciar um backup manual. As demais configurações ficam em uma segunda tela, separada da área principal.
Como funciona a nova tela de backup do WhatsApp
Na nova interface, a página principal concentra apenas as informações que o usuário costuma procurar ao abrir a seção de backup. Ali, é possível verificar se as cópias automáticas estão ativadas, consultar quando o próximo backup está previsto e conferir a informação sobre criptografia de ponta a ponta.
O botão para fazer uma cópia manual do histórico de conversas também continua disponível. A diferença é que as opções menos utilizadas não aparecem mais junto desses controles: elas foram transferidas para uma página secundária.
As opções adicionais continuam disponíveis, mas agora estão reunidas em uma tela separada. Nela, o usuário pode ajustar a frequência dos backups automáticos, decidir se deseja incluir vídeos e configurar a criptografia de ponta a ponta.
No Android, a página também mostra a conta do Google vinculada onde os backups serão armazenados e também oferece alguns atalhos para gerenciar o armazenamento relacionado aos backups. Já no iPhone, o WhatsApp está introduzindo uma opção para desativar os backups no iCloud.
Quando a nova tela chega para todos?
O WhatsApp está distribuindo a interface aos poucos para usuários de Android e iOS. Por isso, algumas pessoas já podem encontrar o novo visual, enquanto outras continuam vendo a tela antiga, mesmo com o aplicativo atualizado.
A empresa ainda não informou uma data para disponibilizar o recurso globalmente. A recomendação é manter o WhatsApp atualizado e verificar novamente as configurações de backup nos próximos dias.





