De acordo com relatos de alguns desenvolvedores, o WhatsApp começou a usar o seu departamento jurídico com o objetivo de intimidar pessoas que desenvolvem versões alternativas ou complementos para seu aplicativo.

Ao que tudo indica, o alvo principal são as empresas e desenvolvedores que criam ferramentas legítimas. Uma das companhias que estão sendo pressionadas pelo WhatsApp é a DirectCHat. A empresa relatou no Reddit que recebeu uma carta do departamento jurídico do mensageiro que encerre o desenvolvimento de sua ferramenta.

O DirectChat é bastante usado na comunidade Android já que oferece uma interface no estilo ChatHead para vários aplicativos. Para completar, os desenvolvedores seguem as diretrizes impostas pelo Google e atual de modo legal como uma espécie de complemento.

De qualquer forma, para o WhatsApp, o DirectChat está violando as suas APIs e deve acabar com o suporte ao mensageiro.

WhatsApp entra em guerra judicial com apps que usam suas APIs.
WhatsApp entra em guerra judicial com apps que usam suas APIs.

Não tempos qualquer informação de que o DirectChat irá abandonar o suporte ao WhatsApp. Porém, rumores dão conta que a maioria dos desenvolvedores que receberam notificações já estão esperando por uma notícia ruim.

Vale mencionar que o WhatsApp pertence ao Facebook, ou seja, está ligado a um nome forte no mercado tecnológico. Além disso, o mensageiro possui um grande aparato do departamento jurídico, o que pode impedir que outros aplicativos tenham acesso até mesmo as notificações do mensageiro.

WhatsApp

De acordo com informações do Facebook, o WhatsApp é usado pra enviar cerca de 65 bilhões de mensagens por dia. Para completar, as pessoas utilizaram a plataforma para falar por 2 bilhões de minutos em chamadas de voz ou vídeo.

Para completar, o WhatsApp possui cerca de 1,5 bilhão de usuários mensais ativos. Através dos números é possível ver que realmente o mensageiro é bastante popular no mundo todo.