Durante as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14), o WhatsApp enfrentou instabilidades em diversas partes do mundo. Após pouco tempo, o site DownDetector identificou que o problema estava afetando países como Estados Unidos, Suíça, Nova Zelândia, Indonésia e França.

Ao que tudo indica, desta vez, os usuário brasileiros não foram afetados. Até então, nenhum relato foi mencionado sobre o assunto. De qualquer forma, a instabilidade acabou gerando uma onda de tuítes de pessoas relatando que não estavam conseguindo enviar mensagens.

Site Down especificou os locais que registraram instabilidade do WhatsApp nesta terça-feira.
Site DownDetector especificou os locais que registraram instabilidade do WhatsApp nesta terça-feira.

A instabilidade acabou afetando usuários do aplicativo para Android e também iOS e teve início na madrugada aqui no Brasil. Segundo informações, a situação já normalizando com diversos usuários relatando através das redes sociais que já estão conseguindo enviar e receber mensagens normalmente.

Vale mencionar que, nesta semana, esta é a segunda vez que o famoso aplicativo de mensagens passa por instabilidade. Na última terça-feira (12), o Instagram também teve instabilidades e acabou ficando algumas horas fora do ar. Quem tentava acessar o aplicativo encontrava a mensagem "Não foi possível atualizar o feed".

Outro serviço do Facebook que também apresentou problemas na última terça-feira foi o WhatsApp Business, versão do mensageiro direcionado para empresas. As falhas do aplicativo foram detectadas tanto para Android quanto para iOS. Na ocasião, de acordo com  o WABetainfo, site especializado em atualizações e novidades da ferramenta, o problema persistiu por oito minutos. Já no Instagram, a pane ocorreu em algumas contas. 

Atualmente, o WhatsApp conta com 1,5 bilhões de usuários ativos mensais, com um total de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia. Sendo assim, nada anormal uma grande repercussão em caso de uma queda, por menor que seja.