A greve dos caminhoneiros iniciou há alguns dias e mesmo com algumas promessas feitas pelo governo, ela ainda não teve fim. Juntamente com a paralisação, muitas notícias começaram a circular, e uma delas diz respeito ao WhatsApp, o mensageiro mais usado pelos brasileiros. Vale mencionar que o aplicativo está sendo amplamente usado para a disseminação de notícias entre manifestaste e também os usuários de modo geral.

Entre as notícias que ganharam bastante notoriedade é fato de que o aplicativo será bloqueado no Brasil. O site Boatos.org catalogou dois áudios de grande alcance que comentam basicamente a mesma coisa, ou seja, que o governo, incomodado com o uso do aplicativo para a organização do movimento grevista, teria solicitado que o acesso ao serviço ficasse restringido no país.

O bloqueio iria ocorrer através de uma atualização do aplicativo, e a ordem é de que os usuários não baixem nenhuma atualização do Google Play ou da App Store.

A ordem, segundo um dos casos, seria vinda do próprio presidente Michel Temer. Já o outro diz que a ordem determina o bloqueio do WhatsApp por 48 horas.

Em nenhum dos casos a notícia é verdadeira. Caso a justiça realmente mandasse bloquear o aplicativo, a ordem seria dada para as operadoras de internet fixa e móvel, que deveriam impedir os usuários de acessar o serviço.

Os autores do áudio parecem fazer uma mistura de informações atuais, mais antigas, quando o WhatsApp realmente foi bloqueado, juntando o contexto atual, tudo isso com a finalidade de causar pânico.

Vale mencionar que quando o WhatsApp acabou sendo bloqueado no Brasil, a intenção não foi silenciar qualquer movimentação popular. A punição ocorreu porque o Facebook, que é detentor do aplicativo, não cumpriu a ordem de entregar dados solicitados pelas vias legais para uma investigação policial.

Bom, de qualquer forma, quem receber tal áudio, não repasse, ele é falso!