O aplicativo de mensagens instantâneas na sua versão Business liberou novas informações que asseguram a criptografia na edição para empresas. A companhia reafirma que nenhuma mensagem trocada pode ser visualizada pelos funcionários do mensageiro. Será? É a dúvida que deve pairar na cabeça de muitas pessoas, após a grande repercussão dos escândalos envolvendo o caso da Cambridge Analytica no Facebook, dona do WhatsApp.

O vazamento de informações da rede social para a empresa Cambridge Analytica envolveu o caso 90 milhões de usuários da plataforma, entre os quais 443 mil brasileiros tiveram seus dados vazados.

A nota da companhia informa que a tecnologia utilizada no WhatsApp Business é a mesma do aplicativo sem foco para empresas, em que "Todas as mensagens e ligações do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta".

Entretanto, o site da companhia informa que assim que alguém entrar em contato com uma determinada empresa, está mensagem é replicada entre funcionários que tem acesso ao WhatsApp Business, com possibilidade de terceirização de serviço dessa comunicação. Com isso, mesmo que haja a criptografia, um mesmo dispositivo pode ser utilizado por várias pessoas em uma empresa.

Para empresas
Para empresas

Vale ressaltar que o esclarecimento sobre a criptografia no app WhatsApp, veio um dia após o depoimento do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg no Congresso dos Estados Unidos envolvendo o caso da Cambridge Analytica.

No decorrer do interrogatório, um dos congressistas questionou sobre as mensagens trocadas pelos usuários do WhatsApp em que Zuckerberg negou sobre a possibilidade de serem utilizadas para alimentar a rede de anúncios da plataforma.

Além disso, Mark Zuckerberg disse ainda durante a ocasião que o aplicativo Facebook não espiona seus usuários por intermédio do microfone dos smartphones.