Grupos de WhatsApp onde os usuários adoram enviar áudios de longa duração ou conteúdo improprio devem contar com um novo modelo, com um slider que poderá bloquear o aplicativo no modo de gravação de áudio, segundo o site o WABeta Info.

Desta forma, o usuário poderá continuar a gravação, mesmo sem segurar o botão. Basta deslizar para cima naquele ícone e a gravação será "trancada". Nela, assim que se inicia a gravação de um áudio, um botão "deslizável" aparece para o usuário acionar o bloqueio da operação. No entanto, não será possível enviar uma mensagem de texto ou abrir outra conversa enquanto se envia um áudio.

imagem

Administradores do grupo podem censurar os membros

O WhatsApp liberou para os usuários beta do aplicativo uma ferramenta que permite que os administradores de grupos "censurem" os membros. Com a nova atualização, o aplicativo pretende auxiliar na organização dos grupos, principalmente aqueles com grande quantidade de membros. A versão do aplicativo, liberada de forma restrita, vem com a possibilidade de desabilitar o envio de mensagem pelos membros do grupo, permitindo apenas que administradores enviem conteúdo.

Essa função altera bastante a dinâmica virtual. Tal fato repercute na ordem jurídica, vez que o administrador é finalmente reconhecido como o moderador das conversas realizadas entre os membros do grupo, o que acarreta um encargo para quem assume a função, ainda que a título gratuito e sem nenhuma remuneração.

O moderador de um site ou blog, assim como do WhatsApp e demais aplicativos de comunicação instantânea, possuem as seguintes funções: Conhecer e estabelecer as regras de convivência e comunicação virtual entre os membros, manter a ordem reprimindo, evitando e não criando brigas e discussões,  apagar/ bloquear tópicos de assuntos não pertinentes ao objetivo comum dos membros,  não editar ou apagar tópicos por interesse próprio, disponibilidade de estar on-line e realizar essas funções e, por fim, cultivar um bom relacionamento com os usuários e a conciliação.

Os moderadores do grupo devem tomar cuidado para evitar a discriminação, a exclusão ou o cyberbullying dentro das plataformas virtuais. O bom administrador se certifica de que a liberdade de expressão é garantida aos membros do grupo, mas as ofensas e insultos serão manifestamente coibidos.

cancelado
É posssível desabilitar o envio de mensagem pelos membros do grupo

O administrador do grupo de WhatsApp, em virtude das novas atualizações do sistema devem interferir e moderar as conversas entre os membros. Com isso, o administrador será responsabilizado civilmente por suas ações e omissões, nos termos do artigo 186 do Código Civil.

Aquele que assumir a moderação de um grupo a fim de evitar problemas, deverá estabelecer de forma clara as regras de entrada, expondo tudo o que é proibido e o que deve ser evitado. Ao seu critério, poderá inclusive informar que o ingressante poderá ser advertido, bloqueado ou excluído do grupo. Quando for o caso, cabe ao administrador reportar as informações para as autoridades públicas competentes, para que as medidas judiciais e extrajudiciais sejam aplicáveis ao caso concreto.