Quantas vezes você já excluiu mensagens do WhatsApp? É algo que a maioria dos milhares de uruários do mensageiro já fez, seja sem querer ou simplesmente porque não queria mais a conversa em seu smartphone. Mas saiba que mesmo quando as mensagens do WhatsApp são excluídas, elas ainda deixam um restro, que torna possível recuperá-las em boa parte dos casos. Quer saber como?

Configure seu WhatsApp no Android para fazer backup

Para recuperar suas mensagens excluídas, você precisará ter um backup. Mas o WhatsApp necessita que você configure previamente essa opção.

  1. Acesse o WhatsApp e clique nos três pontos no canto superior direito;
  2. Clique em "Configurações";
  3. Agora clique em "Conversas";
  4. Toque em "Backup de conversas";
Imagem: Redação Oficina da Net.
Imagem: Priscilla Kinast / Redação Oficina da Net.

Dica: Selecione a opção fazer backup somente "Via Wi-Fi" para que você não gaste seus dados móveis. Além disso, você pode escolher em qual intervalo de tempo os backups devem ser feitos automaticamente na opção "Fazer backup no Google Drive":

  • Nunca
  • Apenas quando eu tocar em "Fazer backup"
  • Diariamente
  • Semanalmente
  • Mensalmente

Você também pode optar por incluir ou não os vídeos em seu backup. Clique em "Fazer Backup". O backup será realizado instantaneamente.

Imagem: Redação Oficina da Net.
Imagem: Priscilla Kinast / Redação Oficina da Net.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Atenção: Tenha em mente que se alguma mensagem não aparecer é porque elas foram excluídas por mais de sete dias.
  1. Remova o WhatsApp do seu celular.
  2. Baixe o aplicativo e instale-o novamente.
  3. Em seguida, abra o Whatsapp e você verá uma opção para desacarar o histórico da mensagem. Como? Clique na opção"Restaurar".
  4. Você terá suas mensagens recuperadas.

Como recuperar mensagens excluídas do Antigo WhatsApp?

Atenção: Este processo é um pouco mais complexo e tem seus riscos, pois você pode excluir suas mensagens mais recentes. Também deve observar que embora possa recuperar algumas mensagens excluídas, talvez você não consiga recuperar todas.
  1. Copia o conteúdo para a pasta WhatsApp/Banco de Dados. Esta pasta pode ser encontrada na memória interna ou externa do seu terminal, dependendo de como você configurá-la.
  2. Uma vez que a pasta é copiada, cole-a em uma pasta que você cria no computador.
  3. Em seguida, desinstale o WhatsApp e abra a pasta criada no seu computador.
  4. Uma vez dentro, exclua o arquivo chamado "msgstore.db.crypt7" ou "msgstore.db.crypt8".
  5. Selecione o backup que deseja recuperar e renomeie-o: "msgstore-Year-Month-Day.1.db.crypt7" para "msgstore.db.crypt7".
  6. Baixe e instale novamente WhatsApp, mas não abra.
  7. Conecte seu telefone ao seu computador e copie o arquivo msgstore.db.crypt7 "WhatsApp/Database" para o seu telefone.
  8. Uma vez feito isso, você pode abrir o aplicativo e quando você clicar em"Restaurar"todas as suas mensagens antigas aparecerão.

Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp no iOS?

Para que você faça backup do seu histórico de bate-papo do WhatsApp no seu iPhone, você precisa de uma conta do iCloud. Dependendo do tipo de conexão que você tem e do tamanho da cópia, levará mais ou menos tempo para ser restaurado.

O que você precisa para ser capaz de fazer seus backups?

Que seu dispositivo tenha iOS 5.1 ou posterior. Além disso, habilite a opção de backup no iCloud. Para isso, abra o iCloud no Menu Ajustes do seu iPhone e habilite a opção "WhatsApp".

Restaurar mensagens apagadas do WhatsApp no iPhone; Foto: Priscilla Kinast
Restaurar mensagens apagadas do WhatsApp no iPhone; Foto: Priscilla Kinast
Atenção: É importante ter espaço suficiente em sua conta do iCloud para salvar o histórico de bate-papo do WhatsApp (conversas, fotos, vídeos e áudios serão incluídos). Você também precisa ter espaço livre em seu dispositivo para criar a cópia.

1. Agora, abra o seu WhatsApp e clique em "Ajustes";

2. Após isso, clique em "Conversas";

3. Clique em "Backup de Conversas";

Aqui você pode escolher a periocidade dos seus backups clicando na opção "Backup Automático" e escolhendo uma das seguintes opções de intervalos de tempo:

  • Diariamente
  • Semanalmente
  • Mensalmente
  • Nunca

Você também pode optar por incluir ou não os vídeos em seu backup.

4. Clique em "Fazer Backup Agora" e aguarde que o processo seja feito;

Imagem: Priscilla Kinast / Redação Oficina da Net.
Imagem: Priscilla Kinast / Redação Oficina da Net.

Como recuperar conversas excluídas do iCloud?

Se você quiser recuperar uma conversa que você excluiu por engano, como dissemos antes, você precisa ter um backup. Uma vez que você verificar que você tem, você precisa seguir estes passos:

  1. Exclua o aplicativo WhatsApp;
  2. Baixe e reinstale;
  3. Verifique seu número de telefone (você deve colocar o mesmo que estava usando quando fez a cópia);
  4. Selecione "Restaurar backup". As conversas que você perdeu reaparecerão.

Resumo de como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

O WhatsApp oferece uma opção de backup que pode ser usada para recuperar mensagens apagadas. Aqui estão os passos para recuperar mensagens apagadas no WhatsApp:

  1. Verifique se há um backup recente: O WhatsApp faz backup de suas conversas diariamente e salva o arquivo em seu telefone ou na nuvem. Verifique se há um backup recente antes de tentar recuperar as mensagens excluídas.
  2. Desinstale e reinstale o WhatsApp: Se as mensagens foram apagadas recentemente, desinstale e reinstale o aplicativo WhatsApp em seu telefone. Isso deve fazer com que as mensagens excluídas reapareçam em seu histórico de chat.
  3. Restaure o backup: Se as mensagens foram apagadas há algum tempo e você tem um backup, você pode restaurá-lo para recuperar as mensagens excluídas. Para fazer isso, vá em Configurações> Conversas> Backup de conversas e toque em Restaurar.
Lembre-se de que, se você não tem um backup, não há garantia de que será possível recuperar as mensagens apagadas. Por isso, é sempre importante fazer backup regularmente das suas conversas para evitar a perda de dados importantes.

É seguro fazer backup do WhatsApp?

Sim, é seguro fazer backup do WhatsApp. O WhatsApp oferece a opção de fazer backup de suas mensagens, fotos e vídeos na nuvem para que você possa restaurá-los em caso de perda de dados ou se você mudar de dispositivo. O backup é criptografado, o que significa que somente você poderá acessá-lo usando sua senha. É importante lembrar de criar uma senha forte e segura para proteger seu backup. Além disso, é recomendável verificar periodicamente se seu backup está atualizado, para ter certeza de que todas as suas mensagens e arquivos importantes estão salvos.