Depois de um tempo procurando por um comprador, a BitTorrent possui agora um novo dono: Justin Sun, que possui uma startup chamada Tron, conhecida por trabalhar com uma das criptomoedas mais valiosas do mercado. A compra foi de US $ 140 milhões em dinheiro, segundo várias fontes próximas ao negócio que informaram ao TechCrunch.

Fazia um mês que a compra estava em negociação, e os rumores corriam soltos. Dentro deste pagamento está incluso o valor em dinheiro do comprador e o valor da empresa que foi distribuído aos acionistas com lucros. Alguns desses acionistas questionam os termos de compra, porém, isto não deve prejudicar a aquisição, já que a BitTorrent queria vender faz tempo.

Startup Tron é conhecida por ter uma das criptomoedas mais valiosas.
A Startup Tron é conhecida por ter uma das criptomoedas mais valiosas.

O BitTorrent é responsável por arquitetar computação descentralizada com o objetivo de distribuição e armazenagem de dados, e é atualmente reconhecido como o maior player, sendo também o pioneiro da prática. Chega a movimentar até 40% do tráfego mundial em um dia apenas.

A empresa informou recentemente que possui cerca de 170 milhões de usuários que usam seus produtos, incluindo os clientes de seu serviço de vídeos e música streaming, o BitTorrent Now. É também, no momento, o maior aplicativo descentralizado do mundo.

Mesmo assim, a empresa BitTorrent Inc. não faz tanto sucesso como poderia. Isso porque quando falamos em Torrent, já pensamos em pirataria, fato que dificulta as parcerias com empresas que detém direitos autorais. Por isso que, para ganhar dinheiro, o site do uTorrent é cheio de anúncios chatos e perigosos, que podem encher o computador de malware.

BitTorrent e uTorrent.
BitTorrent e uTorrent.

Agora, Justin Sun encontra-se em uma posição bem mais privilegiada, pois sua startup criou uma criptomoeda chamada TRX, que atualmente está em décimo lugar no ranking de valor do mercado, com uma quantia equivalente a US $ 3,2 bilhões. Sun tem planos de de usar sua moeda como um meio de pagamento dentro do BitTorrent.

A Startup Tron também está pensando em utilizar o peer-to-peer do BitTorrent junto de seus milhares de usuários para fins de mineração de criptomoedas. E ainda: pretende tornar legítimos os seus negócios, porque já chegou a ser acusada de plágio por utilizar a FileCoin e o Ethereum como base da criação do TRX.

E agora, será que os usuários uTorrent devem ficar preocupados com a instalação de um minerador em seus computadores? Segundo o Tecnoblog, os clientes open-source como o qBittorrent e o Deluge não devem ser afetados, pois a especificação do BitTorrent pode ser usada de graça.