Em novembro do ano passado, a Uber trouxe uma nova categoria ao Brasil que já estava disponível em alguns mercados: o Uber Comfort. Agora, a empresa anunciou que "nas próximas semanas" motoristas e usuários do aplicativo terão um recurso de segurança bem interessante.

Essa função, chamada de U-Ajuda, vai utilizar o GPS e sensores de movimento presentes nos smartphones para identificar "eventos raros", que a empresa classifica como paradas muito longas e estranhas durante a viagem. Através de um comunicado oficial, um representante da Uber disse:

Se um evento desse tipo for detectado, o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem, enviando uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário. A mensagem direciona às ferramentas de segurança, que permite ligar para a polícia, compartilhar a viagem com um amigo ou familiar, ou abrir um chamado com a central da Uber.

Além dessa novidade, outras ferramentas também serão incluídas pela empresa. Dentre elas, podemos citar a opção que permitirá gravar áudios da corrida, com os arquivos podendo ser compartilhados com a Uber em caso de investigações para ajudar as autoridades. A companhia afirma que o contéudo é totalmente criptografado e "fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação".

Outro recurso que vem sendo testado no Chile, e que poderá chegar ao Brasil até o final do ano, permite identificar usuários do aplicativo que não fazem uso de pagamentos digitais, como cartões de crédito. Esse projeto exige o envio do documento de identificação do passageiro, que será analisado para comprovar (ou não) sua autenticidade.