De acordo com o Sindicato dos Motoristas por Aplicativo e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (Simactter), no primeiro semestre desse ano 1322 motoristas do Uber foram vítimas de crimes na capital Salvador. Se pararmos para analisar este número, teremos uma média de sete crimes por dia entre os meses de janeiro e junho deste ano, um dado muito alarmante. Este cenário não difere muito de outras regiões do Brasil ou América Latina.

No início deste mês, Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber, veio a São Paulo para apresentar as novidades relacionadas a segurança para o aplicativo da empresa. Segundo a companhia, são 1,4 milhão de motoristas na América Latina, onde 600 mil deles são brasileiros.

Sachin Kansal apresentação das novidades da Uber em São Paulo. Fonte: Uber Brasil (Twiiter)
Sachin Kansal apresentação das novidades da Uber em São Paulo. Fonte: Uber Brasil (Twiiter)

As principais novidades de segurança que a Uber irá implementar no app foram:

Análise de documentos

A empresa criou uma ferramenta chamada U-Check que vai checar a identificação dos usuários junto ao Serasa Experian, numa parceria. Os documentos poderão ser enviados pelos usuários à Uber por meio do próprio aplicativo.

Gravação de áudio

Será permitido que tanto os motoristas como os passageiros possam gravar o áudio das viagens. Segundo a Uber, os testes reais começam em dezembro e o áudio ficará encriptado no celular e sem acesso posterior. As únicas opções serão enviá-lo para o suporte como uma reclamação ou apagá-lo.

Detecção de mensagens inapropriadas

A Uber desenvolveu uma tecnologia para que o app aprenda a identificar se houve mensagens inapropriadas enviadas no bate-papo entre motorista e usuário. Se elas forem consideradas ofensivas ou ameaçadoras, a conta do emissor pode ser até desativada.

Opção de aceitar dinheiro ou não

O motorista poderá escolher se aceitará pagamento em espécie ou não assim que iniciar o aplicativo.

Checagem de rota

Caso haja alguma anormalidade na viagem, como diminuição brusca de velocidade ou parada por muito tempo, a Uber enviará mensagem para motorista e usuário para checar se há algum problema.

Reporte a qualquer hora

Motoristas e usuários poderão reportar a viagem com ela ainda em andamento ou até muito tempo depois de finalizada.

Selfie ao vivo

O pedido de identificação dos motoristas não será mais uma selfie estática. O app pedirá que ele faça determinados movimentos com o rosto para ter certeza que é uma pessoa de verdade.

Alerta de ciclofaixa

O app enviará uma mensagem informando para o usuário ter cuidado ao abrir a porta caso o desembarque seja próximo a uma ciclovia ou ciclofaixa.

Fonte: Uber Brasil