O Uber desde o início desse ano vem testando uma nova funcionalidade em seu aplicativo para dar opções de transportes coletivos públicos. É estranho ver essa atitude, já que anteriormente, a Uber tinha esse tipo de transporte como rival já que o preço cobrado em diversas cidades é menor que seu serviço.

A empresa apresentou pela primeira vez essa nova funcionalidade de exibir preços, horários e rotas de transporte público no app para o município de Denver, Colorado (EUA), no início deste ano. A capital Londres foi a segunda cidade beneficiada pelo recurso e a Uber já aproveitou para anunciar que pretende implementar a funcionalidade em muitas outras cidades nos próximos meses.

Agora os usuários do app que estiverem em Londres poderão obter comparações de tempo de percurso, custo e até instruções ponto a ponto para fazerem a mesma viagem que fariam com o serviço da Uber. Isso faz parte do esforço da empresa para unificar todos os modelos de transporte em sua aplicação.

 

Funcionamento da nova função
Funcionamento da nova função

 

A nova função do app da Uber contará com informações de diversas modalidades de transporte como metrô, ônibus, trem, bonde, barcos em toda a grande Londres. Os usuários da Uber ainda não podem comprar passagens de metrô e ônibus através do aplicativo, mas a empresa planeja oferecer futuramente essa capacidade.

A integração das informações de transportes públicos em Londres está acontecendo em um momento que a Uber enfrenta críticas cada vez mais freqüentes por seus efeitos negativos sobre o transporte público nos EUA. O número de passageiros de ônibus e metrô está atrelado ao aumento da popularidade do Uber em várias cidades. As pessoas por vezes estão preferindo utilizar os serviços da Uber ao transporte público, fazendo com que haja gradualmente um aumento do congestionamento em grandes centros urbanos além de um aumento considerável no nível de poluição por tabela. A empresa espera amenizar as críticas dando igualdade de condições de tráfego em seu aplicativo.

Ao realizar a integração dos serviços de transporte público em seu aplicativo, a Uber automaticamente incentiva seus clientes a usar um meio de transporte do qual a empresa não arrecada diretamente a receita. Mas obviamente a Uber se beneficia de outras formas como, por exemplo, a utilização de sua aplicação ao invés de outras que possuem a mesma função de informar sobre rotas e horários de transportes públicos como, por exemplo, o Moovit.

De qualquer forma a Uber está procurando colaborar para que haja um transporte mais justo, deixando as opções mais claras para os usuários. Todos nós esperamos que com isso haja uma melhora na mobilidade urbana nas grandes cidades que sofrem diariamente com filas de congestionamento de veículos, fazendo com que milhares de pessoas passem horas de suas vidas presas dentro de carros.

Fonte: The Verge