Nesta semana, a Uber está lançando uma iniciativa para facilitar o encontro entre motoristas e passageiros, principalmente em locais de grande concentração de pessoas que utilizam o aplicativo. Através de um sistema de cores chamado Spotlight, os colaboradores poderão saber exatamente quais são exatamente os usuários que estão indo buscar.

Assim, caso estejam em local de grande movimentação ou mesmo de difícil acesso, os clientes poderão usar as telas dos smartphones para exibirem sinais coloridos, facilitando a identificação pelos motoristas. Deste modo, ele poderá procurar por uma tela cor azul, enquanto outros procuram por cores diferentes.

Conforme o Uber, além de agilizar o embarque, a intenção é reduzir as dificuldades dos usuários em relação ao embarque. Vale mencionar que existe uma boa parcela de enganos entre os veículos e passageiros, muitos deles tentam até "furar fila". Algumas corridas, ainda, acabam sendo canceladas.

 Uber revela sistema que facilita encontro entre motoristas e passageiros.
Uber revela sistema que facilita encontro entre motoristas e passageiros.

A iniciativa ainda faz parte de um plano maior da Uber anunciado em dezembro de 2016, porém, que ainda não havia entrado em vigor. A ideia era combinar os sinais coloridos exibidos nos smartphones nos painéis luminosos dos próprios veículos.

Os Beacons, como estão sendo chamados, passam a ser disponibilizados nesta semana em 14 cidades dos Estados Unidos. Os parceiros dessas cidades precisam procurar a Uber para a instalação dos sinais luminosos, em uma iniciativa que deve chegar a outras grandes cidades do mundo.

Para os motoristas, está entrando em funcionamento um sistema capaz de ler em voz alta as mensagens enviadas pelos passageiros. A plataforma pode reconhecer os textos que informam, por exemplo,  a cor da  roupa ou um ponto de referência. A iniciativa tem como objetivo diminuir a distração dos motoristas.

Para completar, ainda há um sistema de GPS mais preciso, voltado para melhorar a localização dos usuários da plataforma. O sistema já está sendo testado nos Estados Unidos.