O Twitter lançou um novo recurso para combater as fake news (notícias falsas), entre outros conteúdos enganosos que são compartilhados em sua plataforma. Chamado de "notas da comunidade", trata-se de uma funcionalidade que foi criada em resposta às imagens geradas por IA (inteligência artificial). Recentemente, tem ocorrido problemas com o uso de imagens geradas por IA que são utilizadas para tentar enganar usuários no Twitter.

Twitter lança ferramenta para combater conteúdos falsos

Lançamento de recurso chamado
Lançamento de recurso chamado 'notas da comunidade' promete acabar com as fake news. Fonte: Twitter

Na tentativa de contar a reação das pessoas a este tipo de publicação, o Twitter anunciou hoje o lançamento do "notas da comunidade". O recurso será utilizado para alertar sobre a veracidade de uma determinada informação compartilhada na rede social, onde agora irão aparecer avisos logo abaixo dos tweets.

O Twitter passará a anexar automaticamente notas em tweets com informações potencialmente falsas. As notas (observações) adicionadas à serão avaliadas de acordo com o impacto de escrita. Para medir o impacto, é feito o rastreamento da frequência com que um avaliador de conteúdo ganha o status de útil, que é obtido através de avaliações feitas por outras pessoas.

Recurso notas da comunidade está sendo lançado no Twitter para a avaliação de publicações falsas. Fonte: Twitter
Recurso "notas da comunidade" está sendo lançado no Twitter para a avaliação de publicações falsas. Fonte: Twitter

Dependendo da publicação, o avaliador de publicações poderá adicionar informações sobre a imagem. Depois disso, pode ser definido se a denúncia está relacionada ao texto ou à imagem anexada.

As notas da comunidade permitem que se avalie somente a imagem ou o texto do tweet. Fonte: Twitter
As "notas da comunidade" permitem que se avalie somente a imagem ou o texto do tweet. Fonte: Twitter

A funcionalidade ainda será aprimorada, segundo o Twitter. A empresa diz:

Atualmente, a intenção é errar no lado da precisão ao combinar imagens, o que significa que provavelmente não corresponderá a todas as imagens que parecem corresponder a você. Vamos trabalhar para ajustar isso para expandir a cobertura, evitando correspondências errôneas.

Foi dito também que será feito o monitoramento do uso do recurso "notas da comunidade" e que o Twitter estará aberto a comentários a respeito da funcionalidade.